Resenha do livro: Museum storage and meaning: tales from the crypt
reflexões sobre o papel contemporâneo das reservas técnicas na preservação de acervos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.25858Palavras-chave:
Gestão de coleções;, Valoração de coleções, Coleções em reservas técnicasResumo
O objetivo desta resenha é descrever e analisar criticamente os principais pontos do livro “Museum storage and meaning: tales from the crypt”, que resultou de uma oficina organizada por Mirjam Brusius e Kavita Singh para o Museu V&A de Londres. O texto expõe a estrutura e o conteúdo da obra, e tece considerações sobre o papel contemporâneo das reservas técnicas de museus na preservação de coleções de bens culturais. A discussão aborda problemas institucionais e de infraestrutura comumente enfrentados por instituições inglesas e brasileiras e conclui destacando a complexidade dos aspectos de seleção, valoração uso e extroversão envolvidos no armazenamento das coleções.
Referências
BRUSIUS, Mirjam; SINGH, Kavita (eds.) Museum storage and meaning: tales from the crypt. Londres / Nova Iorque: Routledge, 2018, 290p., (Research in Museum Studies, v. 14), ISBN: 978-1-315-15939-3.
ICCROM - INTERNATIONAL CENTRE FOR THE STUDY OF THE PRESERVATION AND RESTORATION OF CULTURAL PROPERTY. International Storage Survey 2011 - Summary of results. Roma: ICCROM, 2011. www.iccrom.org/wp-content/uploads/RE-ORG-StorageSurveyResults_English.pdf. Acesso em: 15 out. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Willi de Barros Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.