Um oceano inteiro para nadar A (des)presença da arte do Brasil (século xx) em Portugal, 1980-2000

Autores

  • Renata Ribeiro dos Santos Universidad de Granada

Resumo

Ao analisar um representativo conjunto de exposições coletivas de artistas brasileiros contemporâneos, realizadas em Portugal no período de 1980 até o ano 2000, se propõe problematizar o que se entende pela categoria arte brasileira contemporânea em território português. A busca por este entendimento se dá através da análise dos formatos curatoriais, da sua abrangência temporal, dos nomes dos artistas e dos agentes da arte envolvidos e pelos discursos presentes nos catálogos das mostras.

Biografia do Autor

Renata Ribeiro dos Santos, Universidad de Granada

Mestre em História da Arte pela Universidad de Granada. Tem estudos de História da Arte e de Artes Plásticas pela Universidad de La Habana e pela Universidadde Federal do Espírito Santo. Atualmente desenvolve a tese doutoral no Departamento de História da Arte da Universidad de Granada, com contrato de pesquisa pelo Programa de Formação de Professores Universitários do Governo da Espanha. Desenvolveu pesquisas em Buenos Aires, Montevidéu, Santiago do Chile e Lisboa. Tem publicações e capítulos de livros editados na Espanha, Portugal e países da América Latina.

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

DOS SANTOS, R. R. Um oceano inteiro para nadar A (des)presença da arte do Brasil (século xx) em Portugal, 1980-2000. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 184–198, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15663. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática