As estratégias editoriais de Sophie Calle

Livros de fotografias, fotorromance, livros de artista

Autores

  • Cécile Camart Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França
  • Márcia Arbex Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
  • Lívia Cristina Lopes Chaves Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

Sophie Calle, Fotografia, Literatura, Edição

Resumo

Apresentamos aqui a tradução do artigo “Les stratégies éditoriales de Sophie Calle”, de Cécile Camart, originalmente publicado no livro Littérature et Photographie (2008), pela Presses Universitaires de Rennes. Em seu texto, Camart descreve a reviravolta que a edição francesa sofre a partir de 1981, principalmente no que diz respeito à fotografia, consequência de inovações na produção artística que abrem espaço para uma nova forma de narrativa fotoliterária. A autora situa Sophie Calle nesse contexto, demonstra seu papel na renovação da edição francesa, sua relação com outros fotógrafos emblemáticos tais como Denis Roche e Bernard Plossu, mostrando que sua obra, ao mesmo tempo em que apresenta elementos do imaginário popular, do fotorromance, das mídias de massa, também apresenta sua porção de relíquia, do precioso, da coleção, combinando elementos autobiográficos com a ficção. O exame das estratégias editoriais da artista francesa permite à autora percorrer, assim, suas principais obras em seus diversos desdobramentos: da caderneta ao livro de artista, passando pelas exposições em galerias e museus.

Biografia do Autor

Cécile Camart, Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França

Maître de conférences em História da arte e museologia da Sorbonne Nouvelle-Paris 3, França, membro do CNRS.

Márcia Arbex, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisadora pelo CNPq.

Lívia Cristina Lopes Chaves, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Mestranda em Poéticas da Tradução na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bolsista da CAPES.

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Publicado

2015-11-26

Como Citar

CAMART, C.; ARBEX, M.; CHAVES, L. C. L. As estratégias editoriais de Sophie Calle: Livros de fotografias, fotorromance, livros de artista. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 112–129, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15688. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta