Os Salões de Maio e a crítica de arte
modernismo, surrealismo e abstração
Palavras-chave:
Salão de Maio, Modernismo, Arte AbstrataResumo
Apresentamos nesse texto os três Salões de Maio, realizados em São Paulo ao final da década de 1930, com o propósito de discutir comentários críticos que foram publicados em jornais do período. Esses salões tiveram um papel fundamental na linha cronológica das exposições de arte no Brasil, no sentido de ter promovido um novo debate no cenário da arte brasileira, entre modernistas e artistas interessados na arte abstrata.
Referências
ALMEIDA, Paulo Mendes de. De Anita ao Museu. São Paulo: Cons. Estadual de CulturaImprensa Oficial do Estado, 1961.
AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio. Vol. I. São Paulo: Ed. 34, 2006.
COUTO, Maria de Fátima Morethy. Por uma vanguarda nacional. Campinas: Ed. da Unicamp, 2004.
ZANINI, Walter. Arte no Brasil nas décadas de 1930-40: o Grupo Santa Helena. São Paulo: Edusp, Nobel, 1991.
MILLIET, Sérgio. Pintores e Pintura. São Paulo: Livraria Martins, 1940.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.