Apontamentos sobre a improvisação na formação do ator

dos primórdios a Keith Johnstone

Autores

Palavras-chave:

Teatro, Ator, Treinamento, Improvisação

Resumo

Partindo do pressuposto de que a Improvisação sempre está presente no fenômeno da representação teatral, este trabalho traça um breve panorama de sua incidência ao longo da história do teatro no ocidente, seja como ferramenta para a formação do ator, seja como forma espetacular. E, por fim, aponta a contribuição de Keith Johnstone para o treinamento do ator, independente da forma ou estilo teatral que se pratique.

Biografia do Autor

Patrícia de Borba, Universidade Regional de Blumenau, Brasil

Mestre em Teatro com ênfase em Imrpovisação Teatral.

Referências

CARVALHO, E. História e formação do ator. São Paulo: Editora Ática, 1989.

CARVALHO, A. M. de. A Commedia dell’arte. In O teatro através da História. Carlinda Fragale Patê Nuñez et alii. Introd.: Tânia Brandão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil; Entourage Produções Artísticas, 2v, p. 49-67, 1994.

CEBALLOS, E. Editorial. Máscara – cuaderno iberoamericano de reflexión sobre escenología, México, n. 21-22, p. 3, enero 1996-1997.

CHACRA, S. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.

FERAL, J. Você disse “training”? O teatro transcende. Trad. e notas: José Ronaldo Faleiro. Blumenau: n. 11, p. 49-58, 2003

JOHNSTONE, K. IMPRO, Improvisación y el Teatro. (IMPRO, Improvisation and The Theatre.London: Faber & Faber, 1979). Trad. para o espanhol: Elena Olivos e Francisco Huneeus. Santiago do Chile: Editorial Cuatro Vientos, 1990.

PICON-VALLIN, B., “L’Acteur à l’exercice: de quelques expériences remarquables” (O ator em exercício: sobre algumas experiências notáveis), p. 31-56, in BARBA, Eugenio et alii. Le Training de l’acteur, Arles: Actes-Sud-Papiers/Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique, (Apprendre, 14), 2000. Trad.: José Ronaldo Faleiro.

TCHEKHOV, M. Para o ator. Trad.: Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ZAJAVA, B. Gorki-Stanislavski-Vajtangov: un experimento de improvisación. Máscara – cuaderno iberoamericano de reflexión sobre escenologia, México, n. 21-22, p. 30-34, enero 1996-1997.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

BORBA, P. de. Apontamentos sobre a improvisação na formação do ator : dos primórdios a Keith Johnstone. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 183–193, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15692. Acesso em: 26 out. 2021.

Edição

Seção

Dossiê