Apontamentos sobre a improvisação na formação do ator
dos primórdios a Keith Johnstone
Palavras-chave:
Teatro, Ator, Treinamento, ImprovisaçãoResumo
Partindo do pressuposto de que a Improvisação sempre está presente no fenômeno da representação teatral, este trabalho traça um breve panorama de sua incidência ao longo da história do teatro no ocidente, seja como ferramenta para a formação do ator, seja como forma espetacular. E, por fim, aponta a contribuição de Keith Johnstone para o treinamento do ator, independente da forma ou estilo teatral que se pratique.
Referências
CARVALHO, E. História e formação do ator. São Paulo: Editora Ática, 1989.
CARVALHO, A. M. de. A Commedia dell’arte. In O teatro através da História. Carlinda Fragale Patê Nuñez et alii. Introd.: Tânia Brandão. Rio de Janeiro: Centro Cultural Banco do Brasil; Entourage Produções Artísticas, 2v, p. 49-67, 1994.
CEBALLOS, E. Editorial. Máscara – cuaderno iberoamericano de reflexión sobre escenología, México, n. 21-22, p. 3, enero 1996-1997.
CHACRA, S. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva, 1983.
FERAL, J. Você disse “training”? O teatro transcende. Trad. e notas: José Ronaldo Faleiro. Blumenau: n. 11, p. 49-58, 2003
JOHNSTONE, K. IMPRO, Improvisación y el Teatro. (IMPRO, Improvisation and The Theatre.London: Faber & Faber, 1979). Trad. para o espanhol: Elena Olivos e Francisco Huneeus. Santiago do Chile: Editorial Cuatro Vientos, 1990.
PICON-VALLIN, B., “L’Acteur à l’exercice: de quelques expériences remarquables” (O ator em exercício: sobre algumas experiências notáveis), p. 31-56, in BARBA, Eugenio et alii. Le Training de l’acteur, Arles: Actes-Sud-Papiers/Conservatoire National Supérieur d’Art Dramatique, (Apprendre, 14), 2000. Trad.: José Ronaldo Faleiro.
TCHEKHOV, M. Para o ator. Trad.: Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
ZAJAVA, B. Gorki-Stanislavski-Vajtangov: un experimento de improvisación. Máscara – cuaderno iberoamericano de reflexión sobre escenologia, México, n. 21-22, p. 30-34, enero 1996-1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.