Poética no Improviso
Palavras-chave:
Poética, Improviso, PúblicoResumo
O presente artigo discute a poética no improviso e a delicada rede de relações que se estabelece entre o público e os atores. Os fatores intervenientes na construção de cenas e a análise dos meandros pelos quais passam atores e público no processo de dar materialidade às ideias.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, prefácio, introdução, comentário e apêndices de Eudoro de Sousa. 4ª. ed. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1994.
BORIE, Monique et alli. 2ª ed. Estética teatral: textos de Platão a Brecht. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004.
BRANDÃO, Junito. 2ª. ed. Teatro grego: a tragédia e a comédia. Rio de Janeiro: Vozes,1984.
BRUNA, Jaime. A Poética Clássica. São Paulo: Cultrix, 1981.
CHACRA, Sandra. Natureza e sentido da improvisação teatral. São Paulo: Perspectiva,1983.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003.
DOLOZEL, Lubomir. A poética ocidental, tradição e inovação. Trad. Vivina de Campos Figueiredo. Lisboa: 1990.
GOMES, Wilson. Estratégias de produção de encanto. In: Textos de Cultura e Comunicação, nº 35. Salvador: Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea, FACOM/UFBA, 1996.
HAAR, Michel. A obra de arte: ensaio sobre a ontologia das obras de arte. Rio de Janeiro: Difel, 2000.
JOHNSTONE, Keith. Theaterspiele – Spontaneität, Improvisation und Theatersport. Tradução para o Alemão de Berlin: Alexander Verlag, 2006.
________________. Impro for storytellers. NY: Routledge, 1999.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. 2ª ed. São Paulo: Cossac-Naify, 2011.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da estética. Trad. de Maria Helena N. Garcez. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
ROBERTS, Philip. The Royal Court Theatre and the Modern Stage. Cambridge: University Press, 1999.
ROUBINE, Jean-Jacques. A arte do ator. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.
VALERY, Paul. Primeira aula do curso de poética. In: Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1991.
SILVA, Armando Sérgio (org.). J. Guinburg: diálogos sobre teatro. São Paulo: EDUSP, 2002.
WARDLE, Irving. The Theatres of George Devine. Londres: Jonathan Cape, 1978.
TESES E DISSERTAÇÕES:
ACHATKIN, Vera. O Teatro-Esporte de Keith Johnstone: o ator, a criação e o público. ECA-USP, 2010 (tese de doutorado).
______________. O Teatro-Esporte de Keith Johnstone e o ator: da ideia à ação – a improvisação como instrumento de transformação para além do palco. ECA-USP, 2005 (dissertação de mestrado).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.