SOBRE A FOTOGRAFIA NO MUSEU DE ARTE

UM ESTUDO DE OTTO STUPAKOFF NA COLEÇÃO PIRELLI/MASP

Autores

Palavras-chave:

Otto Stupakoff. Coleção Pirelli/MASP. Fotografia

Resumo

O presente artigo trata da fotografia na história do Museu de Arte de São Paulo (MASP) com ênfase nas fotografias de Otto Stupakoff depositadas na Coleção Pirelli/MASP. Aqui se discute a inserção, nesta coleção, de fotos que tenham primeiramente um viés outro que não o museológico. Foi realizado um levantamento sobre o contexto e a especificidade de produção das imagens de Stupakoff estabelecendo um paralelo entre sua finalidade primeira e os parâmetros e critérios utilizados para a incorporação delas em coleções de museus de arte. Tecendo argumentos sobre particularidades autorais na fotografia de Stupakoff, procurou-se entender o valor museológico dado a essas imagens.

Biografia do Autor

  • Patricia Kiss Spineli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

    Doutoranda do curso de Artes Visuais da Unicamp. Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente leciona para os cursos de graduação em Fotografia, Design Gráfico, Artes Visuais e nos cursos de pós graduação em Design Digital e Gestão do Design

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Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Seção Aberta: Artes Plásticas, Visuais e Interartes

Como Citar

SOBRE A FOTOGRAFIA NO MUSEU DE ARTE: UM ESTUDO DE OTTO STUPAKOFF NA COLEÇÃO PIRELLI/MASP. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 213–236, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15714. Acesso em: 19 dez. 2024.

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