SOBRE A FOTOGRAFIA NO MUSEU DE ARTE

UM ESTUDO DE OTTO STUPAKOFF NA COLEÇÃO PIRELLI/MASP

Authors

Keywords:

Otto Stupakoff, Coleção Pirelli/MASP, Photography

Abstract

This paper deals with photography in the history of the São Paulo Museum of Art (MASP) with an emphasis on Otto Stupakoff's photographs deposited in the Pirelli/MASP Collection. Herein, I discuss the insertion in this collection of photos that first have a focus other than the Museological. A survey was made on the context and specificity of Stupakoff’s images production, establishing a parallel between the photo’s first purpose and the parameters and criteria used for incorporating them into collections of
art museums. Based on arguments about authoral particularities in Stupakoff's photograph, the museological value given to these images was considered.

Author Biography

  • Patricia Kiss Spineli, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

    Doutoranda do curso de Artes Visuais da Unicamp. Mestre em Design pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Especialista em Fotografia pela Universidade Estadual de Londrina (2008). Graduada em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente leciona para os cursos de graduação em Fotografia, Design Gráfico, Artes Visuais e nos cursos de pós graduação em Design Digital e Gestão do Design

References

ACKER, Kerry. Dorothea Lange. Philadélphia: Chelsea House Publishers, 2004.

COELHO, José Teixeira. Coleção Pirelli/MASP de fotografia 19ª edição. Disponível em: <http://masp.art.br/masp2010/exposicoes_integra.php?id=109&periodo_menu=2012>.Acesso em: 28/02/2017.

COLEÇÃO PIRELLI/MASP DE FOTOGRAFIA. A coleção. Disponível em: www.colecaopirellimasp.art.br/apresentacao. s/d. Acesso em 27/2/2017.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. 14 ed. Campinas: Papirus, 2015.

ENTLER, Ronaldo. Fotografia e acaso: a expressão pelos encontros e acidentes. In: SAMAIN, Etienne. O fotográfico. São Paulo: Senac, 2005.

FARKAS, Thomaz. Museu de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo [s.n], 1993.Catálogo de exposição, 10 ago.1993 – 3 out. 1993, Museu de Arte de São Paulo.

FERNANDES JÚNIOR, Rubens. Fotografia brasileira contemporânea: influências e repercussões. In: Museu de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo [s.n], 1992. Catálogo de exposição 28 jul.1992 – 30 ago.1992, Museu de Arte de São Paulo.

FERNANDES JÚNIOR, Rubens (org). Otto Stupakoff. São Paulo: CosacNaify, 2006.

KOSSOY, Boris. Memória da fotografia: o nascimento de uma coleção e repercussões. In: Museu de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo [s.n], 1991. Catálogo de exposição, 13 jun. 1991 – 7 jul. 1991, Museu de Arte de São Paulo.

______. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

______. Introdução. In: Museu de Arte de São Paulo Coleção Pirelli. São Paulo [s.n], 2006. Catálogo de exposição, 23 nov. 2006 – 28 jan. 2007, Museu de Arte de São Paulo.

KRAUSS, Rosalind. A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-medium Condition. London: Thames & Hudson, 2000.

______. O fotográfico. Barcelona: Editora Gustavo Gili, 2002.

MARGOLIS, Marianne Fulton. Câmera Works: a pictorial guides. New York: Dover Publications, 1978.

MARRA, Heloisa. O rio erótico de Otto: fotógrafo revela a sensualidade carioca em livro. Jornal O Globo, Rio de Janeiro, p. 2, 15 abr. 2006.

MELLO, Maria Teresa Bandeira de. Arte e fotografia: o movimento pictorialista no Brasil. Rio de Janeiro: FUNARTE,1998.

MENDES, Ricardo. Reflexos do Brasil: uma leitura inicial sobre a Coleção Pirelli/MASP de Fotografia, In: Jornada de Estudos: Representações do Brasil: da viagem moderna às coleções fotográficas, São Paulo: Museu Paulista da USP, 2004.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO COLEÇÃO PIRELLI. São Paulo [s.n], 1991. Catálogo de exposição, 13 jun. 1991 – 7 jul. 1991, Museu de Arte de São Paulo.

PAREYSON, Luigi. Estética: Teoria do formatividade. Petrópolis: Vozes, 1993.

PERSICHETTI, Simonetta. Stupakoff clica a sensualidade carioca. O Estado de São Paulo, São Paulo, Cad. 2, p. 2, 14 mar. 2006.

PICAUDÉ, Valérie; ARBAÏZAR, Philippe (eds). La confusión de los géneros en fotografía. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2004.

RALSTON, Ana Carolina. Pioneiro da fotografia de moda no Brasil, Otto Stupakoff ganha exposição no Rio. Disponível em: <http://vogue.globo.com/lifestyle/cultura/noticia/2016/12/pioneiro-da-fotografiade-moda-no-brasil-otto-stupakoff-ganha-exposicao-no-rio.html>. Acesso em: 27/02/2017.

ROUBERT, Paul-Louis. 1859, exposer la photographie. Études photographiques, Paris, n. 8, novembro, 2000. Disponível em: <http://etudesphotographiques.revues.org/223>. Acesso em: 27/02/2017.

ROUILLÉ, André. La photographie en France: textes et controverses, une anthologie 1816-1971. Paris: Mácula, 1989.

SERRES, Michel. Filosofia mestiça. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

SOARES, Carolina Coelho. Coleção Pirelli-MASP de Fotografia: fragmento de uma memória. 2006. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Escola de Comunicação e Artes de São Paulo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SOULAGES, François. Estética e método. In: Revista Ars, volume 2, número 4. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2004.

______. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Senac, 2010.

STUPAKOFF, Otto. depoimento [22 abr.1978]. Entrevistador: José Nogueira. São Paulo: MIS-SP, 1991. 2 cassetes sonoros. Entrevista concedida a revista Interview.

TABOADA, Cynthia Elias. O tratamento documental de coleções fotográficas em museus de arte. 2011. Dissertação (Mestrado em Estética e História da Arte) Pós Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

TACCA, Fernando de. Colecionadores privados de fotografia no Brasil. São Paulo: Intermeios, 2015.

TISSERON - PAPETTI, Yolande; TISSERON, Serge. L’erotisme du toucher des étoffles. Paris: Séguier, 1988.

WEBER, Nicholas Fox. Balthus: a biography. New York: Knopf, 1999.

WOLFENSON, Bob. Cartas a um jovem fotógrafo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

Published

2017-05-31

Issue

Section

Seção Aberta: Artes Plásticas, Visuais e Interartes

How to Cite

SOBRE A FOTOGRAFIA NO MUSEU DE ARTE: UM ESTUDO DE OTTO STUPAKOFF NA COLEÇÃO PIRELLI/MASP. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 213–236, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15714. Acesso em: 20 dec. 2024.

Similar Articles

1-10 of 12

You may also start an advanced similarity search for this article.