A Verdade no Olhar do Ator que Mente
Palavras-chave:
ator, teatro, cinema, literatura, encenaçãoResumo
A presença e trabalho do ator na cena do filme é diferente da presença e trabalho pensados para a cena do teatro. Diante da possibilidade de experimentar procedimentos comuns entre um campo e outro, o ator determina um espaço bem particular, pensa uma forma de interação com o público e se molda ao jogo de cena proposto pela especificidade do projeto do drama em cada campo. A verdade buscada na presença do ator distingue ilimitadas formas de entender seu trabalho no filme e seu trabalho na peça. O artigo trabalha esse diálogo entre cinema, teatro e literatura tomando como objeto de análise a realização de um filme, simultaneamente a uma peça teatral, ambos inspirados no conto Brincadeira de Anton Tchekhov.
Referências
ADLER, Stella. Stella Adler sobre Ibsen, Strindberg & Chekhov. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Texto&Grafia, 2006.
BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Realizações Editora, 2012.
BRESSON, Robert. Notas Sobre o Cinematógrafo. Portugal: Porto Editora, 2000.
DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o actor. In: BORIE, Monique e outros (org.). Estética teatral: textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.
EPSTEIN, Jean. Bonjour cinema. Paris: Ed. De La Sirene, 1921.
GAUDREAULT, André. From Plato to Lumière: narration and monstration in literature and cinema. Toronto: University of Toronto Press, 2009.
GODARD, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
Keller, Sarah; PAUL, Jason N. (org). Jean Epstein: critical essays and new translations. New York: Amsterdam University Press, 2012.
LEIGHTON, Tanya (org.). Art and the moving image. Londres: Tate Publishing, 2008.
SONTAG, Susan. A vontade radical. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
TCHÉCKHOV, Anton. Kaschtanka e outras Histórias de Tchékhov. São Paulo: Boa Companhia, 2015.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.