A Verdade no Olhar do Ator que Mente

Autores

  • Rafael Conde de Resende Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15717

Palavras-chave:

ator, teatro, cinema

Resumo

A presença e o trabalho do ator na cena do filme são diferentes da sua presença   e   trabalho   pensados   para   a   cena   do   teatro.   Diante   da possibilidade de experimentar procedimentos comuns entre um campo e outro, o ator determina um espaço bem particular, pensa uma forma de interação  com  o  público e  se  molda  ao jogo de  cena  proposto  pela especificidade do projeto de realização no cinema e no teatro. A verdade problematizada   na   presença   do   ator   distingue   ilimitadas   formas   de entender seu trabalho nesses dois campos. O artigo aborda esse diálogo entre cinema, teatro e literatura, tomando como  objeto  de análise a realização de um filme, simultaneamente a uma peça teatral, ambos inspirados no conto Brincadeira de Anton Tchekhov.

Biografia do Autor

  • Rafael Conde de Resende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

    DFTC/EBA/UFMG

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Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Seção Aberta: Cinema

Como Citar

A Verdade no Olhar do Ator que Mente. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 275–292, 2017. DOI: 10.35699/2238-2046.15717. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15717. Acesso em: 16 jul. 2025.

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