A Verdade no Olhar do Ator que Mente

Autores

  • Rafael Conde de Resende Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

ator, teatro, cinema, literatura, encenação

Resumo

A presença e trabalho do ator na cena do filme é diferente da presença e trabalho pensados para a cena do teatro. Diante da possibilidade de experimentar procedimentos comuns entre um campo e outro, o ator determina um espaço bem particular, pensa uma forma de interação com o público e se molda ao jogo de cena proposto pela especificidade do projeto do drama em cada campo. A verdade buscada na presença do ator distingue ilimitadas formas de entender seu trabalho no filme e seu trabalho na peça. O artigo trabalha esse diálogo entre cinema, teatro e literatura tomando como objeto de análise a realização de um filme, simultaneamente a uma peça teatral, ambos inspirados no conto Brincadeira de Anton Tchekhov.

Biografia do Autor

Rafael Conde de Resende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

DFTC/EBA/UFMG

Referências

ADLER, Stella. Stella Adler sobre Ibsen, Strindberg & Chekhov. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Texto&Grafia, 2006.

BARBA, Eugenio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. São Paulo: Realizações Editora, 2012.

BRESSON, Robert. Notas Sobre o Cinematógrafo. Portugal: Porto Editora, 2000.

DIDEROT, Denis. Paradoxo sobre o actor. In: BORIE, Monique e outros (org.). Estética teatral: textos de Platão a Brecht. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2004.

EPSTEIN, Jean. Bonjour cinema. Paris: Ed. De La Sirene, 1921.

GAUDREAULT, André. From Plato to Lumière: narration and monstration in literature and cinema. Toronto: University of Toronto Press, 2009.

GODARD, Jean-Luc. Introdução a uma verdadeira história do Cinema. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Keller, Sarah; PAUL, Jason N. (org). Jean Epstein: critical essays and new translations. New York: Amsterdam University Press, 2012.

LEIGHTON, Tanya (org.). Art and the moving image. Londres: Tate Publishing, 2008.

SONTAG, Susan. A vontade radical. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

TCHÉCKHOV, Anton. Kaschtanka e outras Histórias de Tchékhov. São Paulo: Boa Companhia, 2015.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

RESENDE, R. C. de. A Verdade no Olhar do Ator que Mente. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 275–292, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15717. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção Aberta: Cinema