A Verdade no Olhar do Ator que Mente

Autores/as

  • Rafael Conde de Resende Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palabras clave:

ator, teatro, cinema, literatura, encenação

Resumen

A presença e trabalho do ator na cena do filme é diferente da presença e trabalho pensados para a cena do teatro. Diante da possibilidade de experimentar procedimentos comuns entre um campo e outro, o ator determina um espaço bem particular, pensa uma forma de interação com o público e se molda ao jogo de cena proposto pela especificidade do projeto do drama em cada campo. A verdade buscada na presença do ator distingue ilimitadas formas de entender seu trabalho no filme e seu trabalho na peça. O artigo trabalha esse diálogo entre cinema, teatro e literatura tomando como objeto de análise a realização de um filme, simultaneamente a uma peça teatral, ambos inspirados no conto Brincadeira de Anton Tchekhov.

Biografía del autor/a

  • Rafael Conde de Resende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

    DFTC/EBA/UFMG

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Publicado

2017-05-31

Número

Sección

Seção Aberta: Cinema

Cómo citar

A Verdade no Olhar do Ator que Mente. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 275–292, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15717. Acesso em: 19 dec. 2024.

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