UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA

Autores

  • Luciana Maciel Boeira Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil http://orcid.org/0000-0001-5895-2838
  • Roberto Leon Ponczek Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Palavras-chave:

Representações iconográficas. Fotografia e cinema. Realismo filosófico

Resumo

Este trabalho versa sobre a representação do mundo pelo homem através das produções artísticas iconográficas antes e depois do advento da fotografia e do cinema. Trata-se de um levantamento histórico-social, relacionando o desenvolvimento das tecnologias, artes e filosofia. Um dos principais objetivos das produções artísticas até o advento da fotografia e do cinema foi a imitação das formas da realidade, porém a partir destas tecnologias isto se transformou, ocorrendo a abstração e fragmentação das formas. Esta revolução ocorreu também no campo da Teoria do Conhecimento, pois estas tecnologias estimularam os pensadores a compreender a natureza do conhecimento através da lente do Realismo.

Biografia do Autor

Luciana Maciel Boeira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Doutoranda em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Desenho Cultura e Interatividade pela Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia; Graduação em Desenho Industrial com Habilitação em Programação Visual pela Universidade Estadual da Bahia; Professora Assistente do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Atuação: Produção do Conhecimento; Processos Cognitivos; Epistemologia; Processos de Informação e Comunicação; Artes Visuals (fotografia, cinema e vídeo) e Análise da Imagens e cultura das sociedades.

Roberto Leon Ponczek, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Brasil

Doutor em Educação (FACED/ UFBA); Professor Permanente do Programa Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (UFBA)

Referências

BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história da arte. 3.ed. Campinas: Papirus, 1989.

CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14.ed. São Paulo: Ática, 2014.

CHILVERS, Ian (Consult.). História Ilustrada da Arte: os principais movimentos e as obras mais importantes. Tradução e consultoria: Maria da Anunciação Rodrigues. São Paulo: Publifolha, 2014.

GOMBRICHI, Ernest Hans. A história da arte. 16.ed. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Tradução: João Vergílio Gallerani Cuter. Revisão técnica: Sérgio Sérvulo da Cunha. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. 2.ed. Campinas: Papirus, 2002.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-Socráticos a Wittgenstein. 2.ed. ampl. rev. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental: livro 03 - a filosofia moderna. Tradução: Hugo Langone. 1.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas: Papirus 2003.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

BOEIRA, L. M.; PONCZEK, R. L. UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 312–334, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15719. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Aberta: Cinema