UMA REFLEXÃO SOBRE A REPRESENTAÇÃO DE MUNDO PELO HOMEM ANTES E DEPOIS DO SURGIMENTO DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA
Palabras clave:
Representações iconográficas. Fotografia e cinema. Realismo filosóficoResumen
Este trabalho versa sobre a representação do mundo pelo homem através das produções artísticas iconográficas antes e depois do advento da fotografia e do cinema. Trata-se de um levantamento histórico-social, relacionando o desenvolvimento das tecnologias, artes e filosofia. Um dos principais objetivos das produções artísticas até o advento da fotografia e do cinema foi a imitação das formas da realidade, porém a partir destas tecnologias isto se transformou, ocorrendo a abstração e fragmentação das formas. Esta revolução ocorreu também no campo da Teoria do Conhecimento, pois estas tecnologias estimularam os pensadores a compreender a natureza do conhecimento através da lente do Realismo.
Referencias
BATTISTONI FILHO, Duílio. Pequena história da arte. 3.ed. Campinas: Papirus, 1989.
CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. 14.ed. São Paulo: Ática, 2014.
CHILVERS, Ian (Consult.). História Ilustrada da Arte: os principais movimentos e as obras mais importantes. Tradução e consultoria: Maria da Anunciação Rodrigues. São Paulo: Publifolha, 2014.
GOMBRICHI, Ernest Hans. A história da arte. 16.ed. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
HESSEN, Johannes. Teoria do Conhecimento. Tradução: João Vergílio Gallerani Cuter. Revisão técnica: Sérgio Sérvulo da Cunha. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e pós-cinemas. 2.ed. Campinas: Papirus, 2002.
MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-Socráticos a Wittgenstein. 2.ed. ampl. rev. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
RUSSELL, Bertrand. História da filosofia ocidental: livro 03 - a filosofia moderna. Tradução: Hugo Langone. 1.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Tradução: Fernando Mascarello. Campinas: Papirus 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.