O “Nós” insurgente do “Ataque” na arte
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15723Palavras-chave:
Estar junto, Arte contemporânea, AtaqueResumo
A tentativa de parte da produção artística contemporânea de promover diferentes tipos de agenciamentos coletivos pode ser pensada como indício de um desejo genuíno de estar junto. Dessa forma, o presente texto, como parte de um estudo mais amplo acerca das formas de estar junto da arte contemporânea, debruça-se sobre uma forma específica, evidenciada em vários trabalhos artísticos. O estar junto do “ataque”. O propósito é de aprofundar o olhar a respeito dessa estratégia relacional, identificando toda a potência que embasa trabalhos que lançam mão do choque e do enfrentamento enquanto verdadeiros dispositivos instauradores de formas de estar junto. Como exemplos dessa tendência, foram analisados trabalhos específicos de Marina Abramovic, Grupo 3nós3 e Grupo de Arte Callejero.
Referências
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
CESAR, Marisa Flórido. Nós, o outro, o distante. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2014.
GOLDBERG, Roselee. A arte da performance – Do Futurismo ao presente. Lisboa: Orfeu Negro, 2007.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Bem-estar comum. Rio de Janeiro: Editora Record, 2016.
JAMES, Westcott. Quando Marina Abramovic morrer. São Paulo: Edições Sesc, 2015.
JUNIOR, Norval Baitello. Dadá-Berlim: Des/montagem. Brasília: Editora Nacional, 1994.
LONGONI, Ana. La legitimación del arte político. In: Revista Brumaria, n. 5, 2005.
UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 Edições, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.