A paisagem na perspectiva tempo-espaço-máquina
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15724Palavras-chave:
Paisagem, Fotografia, Imagem técnicaResumo
A abordagem da representação da natureza, operada pela série de fotografias Paisagens do asfalto, é observada na perspectiva da experiência da viagem mediada pela técnica, e nas implicações das relações tempo-espaço-máquina, presentes nas imagens. As questões teóricas se concentram nas ideias da fotodinâmica futurista (BRAGAGLIA, 1980); na crítica do declínio da experiência do espaço gerada pela telepresença (VIRILIO, 1989, 1993) e na reflexão sobre as implicações do artifício técnico e do código na paisagem (CAUQUELIN, 2007; FLUSSER, 2002, 2008).
Referências
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. (Trad.: Eloísa Araújo Ribeiro). São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BRAGAGLIA, Anton G. Fotodinamismo futurista (1911). In: BERNARDINI, Aurora Fornoni (Org.). O futurismo italiano. Manifestos. São Paulo: Perspectiva, 1980.
CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. (Trad.: Marcos Marciolino) São Paulo: Martins Fontes, 2007.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. (Trad.: Marina Appenzeller) Campinas, SP: Papirus, 1993.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume,
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo. Razão e Emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.
TIBERGHIEN, Gilles A. Nature, Art, Paysage. Actes Sud / École Nationale Supérieu du Paysage, 2001.
VIRILIO, Paul. O Espaço Crítico e as Perspectivas do Tempo Real. (Trad.: Paulo Roberto Pires). Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
VIRILIO, Paul. In: SALLES João M.; PEIXOTO, Nelson B. America: depoimentos. São Paulo: Companhia das Letras; Rio de Janeiro: Videofilmes, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.