O FILME QUE NÃO ACABOU
A EPOPÉIA DE UMA POSSÍVEL OBRA-PRIMA DA ANIMAÇÃO
Palavras-chave:
animação, cinema de arquivo, história, arte, indústriaResumo
Este artigo pretende expor os percalços entre arte e indústria no cinema de animação, ao abordar a inglória narrativa de um projeto fadado à obra-prima, destituído de seu autor e transformado em arquivo referenciado por animadores. Uma história onde o tempo extenso de realização e a coleta do material artístico produzido tornaram-se tão cultuados quanto as versões mutiladas do desenho animado que foram lançadas no mercado.
Referências
AMID. Thief and the Cobbler: The Recobbled Cut. Cartoon Brew, 24/06/2006. Disponível em: http://www.cartoonbrew.com/old-brew/thief-and-the-cobbler-the-recobbled-cut. html> (acesso em 27/07/2016).
AMID. Richard Williams To Present ‘The Thief and the Cobbler’ Director’s Cut At Moma. Disponível em: <http://www.cartoonbrew.com/events/richard-williams-present-thiefcobbler-work-print-moma-142509.html> (acesso em 16/08/2016).
CANEMAKER, John. Auteurs in Animation, Part I: A Tribute to the Spirit of Annecy. Animation Magazine, Westlake Village, v. 16, issue 5, n. 113, p. 35-38, may 2003.
CHUCK Jones: Extremes and in-betweens, a life in animation. Producer and Director: Margaret Selby. Burbank: Warner Home Video, 2002. 1 DVD (85 min).
BOWER, Eddie. The Thief and the Cobbler Page – a website about Richard Williams, 2006.Disponível em: <http://www.thiefandthecobbler.com/> (acesso em 26/07/2016).
BROWN, Todd. Richard Williams’ Lost Life’s Work Restored By One Obsessive Fan... Twitch, 05/06/2006.
Disponível em: <http://twitchfilm.net/news/2006/06/richard-williams-lostlifes-work-restored-by-one-obsessive-fan.php> (acesso em 27/07/2016).
DOBBS, Mike. An Arabian Knight-mare. Animato! (Nº 35). Disponível em: (acesso em 27/07/2016).
FIALHO, Antonio. Desvendando a Metodologia da Animação Clássica. Belo Horizonte: Escola de Belas Artes da UFMG, 2005. (Dissertação, Mestrado em Artes).
I drew Roger Rabbit. Director: Tom Gutteridge. United Kingdom, 1988 (TV featurette).
LURIO, Eric. Arabian Knightmare, 1995. Disponível em: <http://www.vmresource.com/thief/lurio.html> (acesso em 27/07/2016).
Persistence of Vision - Documentary (Official Page). Disponível em: (acesso em 27/07/2016).
Persistence of Vision. Producer and Director: Kevin Schreck. Nova York: Kevin Schreck Productions, 2012. 1 DVD (83 min).
SUMMER, Edward. The Animator Who Never Gave Up – The Unmaking of a Masterpiece. Films in Review, 1996. Disponível em: <http://www.vmresource.com/thief/edsummer.html> (acesso em 27/07/2016).
The Animator’s Survival Kit Animated. Producer and Director: Imogen Sutton. Animation: Neil Boyle, Richard Williams. Bristol: Richard Williams Animation Masterclass, 2008. 16-DVD box-set.
THE THIEF and the cobbler: recobbled cut Mark 4 (Rough). Director: Richard Williams. Restoration and editing attempt: Garrett Gilchrist. 2013. 126 min. Disponível em: <http://www.youtube.com/playlist?list=PL18B0CA620B61D076>. (acesso em 01/08/2016).
THOMAS, Frank & JOHNSTON, Ollie. Disney Animation – The illusion of Life. New York: First
Hyperion Edition, 1981.
WILLIAMS, Richard. The Animator’s Survival Kit: A Manual of Methods, Principles and Formulas for Classical Animation, Computer, Games, Stop Motion and Internet Animators. London: Faber and Faber, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.