MEMÓRIAS EM FRAMES

O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA

Autores

  • Marilice Amábile Pedrolo Daronco Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil
  • Cássio dos Santos Tomaim Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15742

Palavras-chave:

Memória, cinema do Rio Grande do Sul, filme 16mm.

Resumo

A partir de pesquisa documental e de história oral, este artigo objetiva apresentar a importância  das  produções  em  16mm  para  a  historiografia  do  cinema  brasileiro,  no  contexto de produção cinematográfica nos anos de 1960 em Santa Maria, cidade da região  central  do  Rio  Grande  do  Sul.  A  bitola  foi  a  primeira  a  diminuir  os  custos  de  produção, possibilitando a realização das duas produções pioneiras santa-marienses. Pretende-se demonstrar como os filmes A ilha misteriosa (1962), de José Feijó Caneda, e A vida do solo (1968), de Ana Primavesi, Orion Mello e Joel Cambraia Saldanha, contribuíram para a experiência audiovisual na cidade.

Biografia do Autor

  • Marilice Amábile Pedrolo Daronco, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

    Mestranda em Comunicação Midiática, Linha Mídia e Identidades Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (POSCOM-UFSM). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela mesma instituição. Especialista em Cinema pelo Centro Universitário Franciscano. Membro do GP Moviola (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Memória e Narrativas Audiovisuais).

  • Cássio dos Santos Tomaim, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

    Orientador da pesquisa em andamento sobre o tema. Doutor em História pela Universidade do Estado de São Paulo (Unesp/Franca). Professor dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação Midiática e em História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Filmografia

A VIDA do Solo. Direção: Orion Mello e Ana Primavesi. Santa Maria/RS: UFSM, 1968.Acervo pessoal de Orion Mello (48min), 16mm, color.

A IILHA Misteriosa. Direção: José Feijó Caneda. Santa Maria/RS. Foto Íris, 1962. Acervo pessoal de Jorge Omar Caneda (30min), 16mm, P&B.

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Publicado

2016-11-01

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

MEMÓRIAS EM FRAMES: O SUPORTE 16MM E A EXPERIÊNCIA DE FAZER CINEMA. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 110–125, 2016. DOI: 10.35699/2238-2046.15742. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15742. Acesso em: 27 jan. 2025.

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