O fingimento na lida biográfica

Mario Claudio e a vida de Amadeo de Souza Cardoso

Autores

  • MOZAHIR SALOMÃO BRUCK Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), Brasil

Palavras-chave:

Mario Claudio. Amadeo. Biografia. Pintura.

Resumo

Este artigo procura oferecer elementos para que, a partir do estudo da biografia do escritor português Mario Claudio sobre o pintor modernista Amadeo de Souza-Cardoso, observem-se as estratégias de que se vale o biógrafo na urdidura de uma refinada intertextualidade entre seu relato e as obras de seu biografado. Nosso interesse é perceber como, a partir desta entre-visão entre sua escrita literária e a plasticidade dos quadros de Souza-Cardoso, o autor  estabelece suas estratégias narrativas valendo-se de elementos marcadamente ficcionais na composição biográfica.

Biografia do Autor

MOZAHIR SALOMÃO BRUCK, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas), Brasil

Mozahir Salomão Bruck é professor do PPGCOM da PUC Minas. Tem doutorado em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC Minas e pós-doutorado em Teoria e Ética do Jornalismo pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)

Referências

CLÁUDIO, Mário. Amadeo. Porto, Casa da Moeda, 1986a.

CLÁUDIO, Mário. Guilhermina. Porto, Casa da Moeda, 1986b.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura: uma teoria do efeito estético. São Paulo, Editora 34, 1996.

MACHADO, José Pedro. Dicionário etimológico da língua portuguesa. Lisboa, Livros Horizonte, 1977.

MATOS, Joaquim. Mário Cláudio: ideário e ficção. Porto, Editora Caixotim, 2004. SEIXO, Maria Alzira. A palavra do romance: ensaios de genealogia e análise. Lisboa: Livros Horizonte, 1986.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

BRUCK, M. S. O fingimento na lida biográfica: Mario Claudio e a vida de Amadeo de Souza Cardoso. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 22–31, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15767. Acesso em: 25 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática