Rotas

procedimento comércio - emprestando a minha biografia

Autores

  • Fabíola Silva Tasca Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil

Palavras-chave:

Arte conceitual, Artista, Desenho

Resumo

Este texto discute minha resistência inicial de assumir considerações autobiográficas como tática de construção de sentido e valor para o meu trabalho “Desenho impossível”, bem como a posterior revogação de tal atitude, elaborada no contexto do projeto ROTAS: procedimento comércio, também de minha autoria.

Biografia do Autor

Fabíola Silva Tasca, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Brasil

Artista plástica e pesquisadora. Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Professora na Escola Guignard da UEMG.

Referências

BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Cultrix, 1975.

BENJAMIN, Walter. O autor como produtor. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 4º ed. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. p. 120-136.

DANTO, Arthur. Após o fim da arte: a arte contemporânea e os limites da história. Trad. Saulo Krieger. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.

FOSTER, Hal. Recodificação: arte, espetáculo, política cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996. p. 187-206.

FREITAS, Artur. Arte de Guerrilha: vanguarda e conceitualismo no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

HEINICH, Natalie. As reconfigurações do estatuto de artista na época moderna e contemporânea. Porto Arte, v. 13, n. 22, maio 2005.

TASCA, Fabíola. A Coleção da artista: desenhos possíveis. Arte Contexto, v. 3, n. 7, jul. 2015.Disponível em:<http://artcontexto.com.br/textocurto_07_fabiola_tasca.html>. Acesso em: 6 dez. 2015.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

TASCA, F. S. Rotas: procedimento comércio - emprestando a minha biografia. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 54–63, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15772. Acesso em: 24 jun. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática