AUTOBIOGRAFIA NA CENA CONTEMPORÂNEA
TENSIONAMENTOS ENTRE O REAL E O FICCIONAL
Palavras-chave:
Autobiografia, Real, FicçãoResumo
O artigo aborda a autobiografia no teatro contemporâneo, a partir dos tensionamentos entre real e ficcional (autobiografia e autoficcionalização) nas obras “Gólgota Picnic”, de Rodrigo Garcia e “Duo sobre desvios”, de Cadu Cinelli e Fabrício Moser. Questões como: escolha e apropriação do material autobiográfico, utilização de objetos pessoais e relação com as imagens criadas in loco e/ou incorporadas aos espetáculos (imagens documentais, imagens de acervo pessoal, etc.) são analisadas.
Referências
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Eduerj, 2010.
BANU, Georges. L´Oubli. Essai en miettes. Besançon: Éditions Solitaires Intempestives, 2002.
BARTHES, Roland. L’effet de réel. In: Communications, vol. 11, n.1, 1968, pp.84-89.
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FÉRAL, Josette. Théorie et pratique du théâtre. Au-delà des limites. Montpellier: Éditions L´Entretemps, 2011.
FLAUBERT, Gustav. Um coeur simple. Trois contes. Paris: Charpentier-Fasquelle, 1893.
GARCÍA, Rodrigo. Entrevista concedida ao Jornal O Globo. Segundo Caderno. Rio de Janeiro, 15 de março de 2014.
GIL, José. Metamorfoses do corpo. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1997.
RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, São Paulo: Ed. da Unicamp, 2007.
TELLAS, Vivi. Trechos de depoimentos. (2012) Disponível em: <http://sobreirmaos.wordpress.
com/tag/vivi-tellas>. Acesso em: 20 de Março de 2014.
ZIZEK, Slavoj. La subjectivité à venir. Essais critiques. Paris: Flammarion, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.