O “cinema” cantado dos Maxakali

  • Charles A. P. Bicalho Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Cláudio
Palavras-chave: Artes visuais, Cinema

Resumo

Um estudo sobre aspectos da imagem na arte verbal dos Maxakali ou Tikmû’ûn, povo indígena que habita Minas Gerais. Com população em torno de 2000 indivíduos, os Maxakali falam sua língua ancestral, o Maxakali, do tronco linguístico Macro-Gê. Seus cantos rituais, chamados yãmîy, são pródigos na apresentação de imagens que descrevem elementos de seu mundo terreno e espiritual. Objetos, personagens, cenários, cenas e diálogos que compõem suas narrativas tradicionais emergem condensados em seus cantos durante seus rituais yãmîyxop. Compostos segundo um método ideogrâmico e emitidos em certa sequência, os cantos rituais yãmîy dão aos rituais maxakalis um caráter proto-cinematográfico, uma vez que evocam imagens sequenciais para narrar.

Biografia do Autor

Charles A. P. Bicalho, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) - Unidade Cláudio
Graduação em Letras na UFMG. Master of Arts pela Universidade do Novo México, EUA. Especialização em pós-produção para cinema, tv e novas mídias pela UNA-BH. Doutor em Estudos Literários pela Faculdade de Letras da UFMG. Pós-Doutor junto à CAPES/Ministério da Educação na Universidade do Novo México, EUA. Produtor, roteirista, editor e diretor audiovisual.
Publicado
2019-11-22
Como Citar
A. P. BICALHO, C. O “cinema” cantado dos Maxakali. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 266-285, 22 nov. 2019.
Seção
Artigos - Seção aberta