A metodologia colaborativa em artes visuais como processo poético
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16122Palavras-chave:
Arte, Colaboração, PoéticaResumo
O artigo propõe uma breve análise sobre práticas colaborativas e seus processos a partir dos exemplos de propostas dos artistas Francis Alys, Santiago Sierra e do grupo Frente 3 de Fevereiro. São enfocados alguns aspectos dos processos colaborativos articulados por tais propostas e, a partir deles, se diferencia prática colaborativa de criação colaborativa. Além disso, propõe-se a metodologia colaborativa como um processo
poético.
Referências
ALBUQUERQUE, Fernanda. Troca, soma de Troca, soma de esforços, atitude crítica e proposição: uma reflexão sobre os coletivos de artistas no Brasil (1995 a 2005). Orientadora: Profa. Dra. Blanca Brites. 2006. 273 f. Dissertação (Mestrado em Poéticas Visuais) – Instituto de Artes, Univesidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
ALŸS, Francis. Numa dada situação / In a given situation. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
BAXANDALL, Michael. O olhar Renascente - Pintura e Experiência Social da Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BECKER, Howard S. Art Worlds. Los Angeles, London: University of California Press, 1982.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FRENTE 3 DE FEVEREIRO. Zumbi somos nós: cartografia do racismo para o jovem urbano. São Paulo: Programa de Valorização de Iniciativas Culturais; VAI, 2006.
IRAIZOZ, A. Metrópolis: Santiago Sierra. Madrid: RTVE, 2004. Disponível em: ttp://www.rtve.es/alacarta/videos/metropolis/metrpolis-santiago-sierra/945193/. Acesso em: 14 mar. 2019.
KESTER, Grant. The One and The Many. Contemporary Collaborative art in a Global Context. London: Duke University Press, 2011.
KESTER, Grant. Collaboration, Art and Subcultures. 2006. Disponível em versão inglêsportuguês em:
http://communitybasedpractices.pbworks.com/f/Kestercollaboration_art_and_subcultures.pdf. Acesso em: 20 abr. 2019.
LIMA, Daniel Correia Ferreira. Nós: microcrises. Orientadora: Suely Belinha Rolnik. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2011.
MESQUITA, André. Insurgências poéticas: arte ativista e ação coletiva (1990-2000). São Paulo: Annablume-Fapesp, 2011.
MIRANDA, Fernando. De lo expositivo a la acción pedagógica. In: AAVV. Colaboración. El ojo colectivo. Formas de Hacer Coletivo. Montevidéo, Alonso + cracioun (ed). 2014.
PAIM, Cláudia. Táticas de Artistas na América Latina. Coletivos, iniciativas coletivas e espaços autogestionados. Porto Alegre: Ed. Panorama Crítico, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.