Ecomuseu Urbano

Tensão Superficial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.48698

Palavras-chave:

Ecomuseu, cidade, experiência, memória, tempo

Resumo

O presente artigo aborda o tríptico “Tensão Superficial”, cujas partes constituintes são O rio, O jardim e A floresta, um trabalho processual do Ecomuseu Urbano, iniciado em Porto Alegre, em 2021. A escrita parte de um exercício de anamnese, realizado pela perspectiva dos artistas propositores, para analisar as etapas metodológicas de “Tensão Superficial” – desmontagem, espera e movimento, manutenção – e lançar o olhar para a cidade contemporânea ao refletir sobre suas dinâmicas, o tempo, sua memória. No texto, são tramados os referenciais teóricos com as relações entre as diferentes ações, configurações espaciais, temporalidades e materialidades propostas para investigar como essas se manifestam na proposição poética, a partir das percepções oriundas de deslocamentos dos artistas no espaço público.

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Biografia do Autor

  • Claudia Vicari Zanatta, UFRGS

    Artista. Professora do Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS, onde atua no Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Arte Público y Poéticas Visuais - Universidad Politénica de Valencia (Espanha) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (co-tutela).É líder do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania, onde desenvolve a pesquisa Poéticas da Participação. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.

  • Osvaldo (Vado) Vergara Borges, UFRGS

    Osvaldo (Vado) Vergara Borges é artista visual formado em Produção Audiovisual pela PUC-RS, Mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes, PPGAV, da UFRGS, 2023, e Doutorando, PPGAV/UFRGS na linha de pesquisa Linguagens e Contexto de Criação. Atualmente desenvolve pesquisa voltada à arte pública e cidade. Participou de exposições coletivas e individuais, seus trabalhos já foram premiados e circularam por mais de 50 festivais nacionais e internacionais, museus, galerias e mostras de cinema e vídeo arte. Em 2019, Vado Vergara recebeu o prêmio "Lawrence Kasdan Award for Best Narrative Film, (Oscar Award Qualifying), no 57 Ann Arbor Film Festival, festival mais antigo de filmes experimentais e de vanguarda da América do Norte. Vado Vergara também recebeu o prêmio de MELHOR DIREÇÃO no FestUni do 51 Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Ecomuseu Urbano: Tensão Superficial . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 505–527, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.48698. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48698. Acesso em: 14 dez. 2025.