Valsa com Bashir
Táticas, territórios, espaços e resistência da arte
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16123Palavras-chave:
Cláudia Paim, Valsa com Bashir, Táticas de artistasResumo
Este trabalho celebra a homenagem da Revista Pós à artista Cláudia Paim, fundamentando-se na importância da obra Táticas de artistas na América Latina e propondo, de forma ousada, extrapolar seus estudos, aplicando-os às práticas colaborativas na Sétima Arte, em Israel. Para isso, toma-se como objeto de estudo o filme Valsa com Bashir (2009), um documentário em animação que se atreve a entrelaçar os universos ficcional e não ficcional, aparentemente antagônicos. Enfatiza-se, aqui, a criação artística e a formação de redes de colaboradores, que ultrapassou limites conceituais, técnicos, orçamentários e geográficos, culminando no reconhecimento internacional.
Referências
BLANCO, Paloma et al. (org.). Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamaca, 2001.
DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2002.
DENIS, Sébastien. O cinema de animação. Tradução: Marcelo Félix. Lisboa: Texto & Grafia, 2010.
LAMARRE, T. From animation to animé: drawing movements and moving drawings. Japan Forum, Montreal, n. 14, v. 2, p. 329-367, 2002.
PAIM, Cláudia. Táticas de artistas na América Latina: coletivos, iniciativas coletivas e espaços sugestionados. Porto Alegre: Panorama Crítico, 2009.
PAIM, Cláudia. Táticas de artistas na América Latina: coletivos, iniciativas coletivas e espaços sugestionados. Porto Alegre: Panorama Crítico, 2012.
RABIGER, Michael. Dirección de documentales. 2. ed. Madrid: IORTV, 2001.
RAMIÓ, Joaquim; THEVENET, Homero (org.). Fuentes y documentos del cine. Barcelona: Fontamara, 1985.
RESENDE, Ana Cláudia de Freitas. O documentário em animação: tenuidade e simbiose entre ficção e não ficção. 2014. 204 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), Belo Horizonte, 2014.
ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.