Valsa com Bashir

Táticas, territórios, espaços e resistência da arte

Autores

  • Ana Cláudia de Freitas Resende Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16123

Palavras-chave:

Cláudia Paim, Valsa com Bashir, Táticas de artistas

Resumo

Este trabalho celebra a homenagem da Revista Pós à artista Cláudia Paim, fundamentando-se na importância da obra Táticas de artistas na América Latina e propondo, de forma ousada, extrapolar seus estudos, aplicando-os às práticas colaborativas na Sétima Arte, em Israel. Para isso, toma-se como objeto de estudo o filme Valsa com Bashir (2009), um documentário em animação que se atreve a entrelaçar os universos ficcional e não ficcional, aparentemente antagônicos. Enfatiza-se, aqui, a criação artística e a formação de redes de colaboradores, que ultrapassou limites conceituais, técnicos, orçamentários e geográficos, culminando no reconhecimento internacional.

Biografia do Autor

Ana Cláudia de Freitas Resende, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Jornalista, graduada pela PUC Minas, em 1994; especialização em Cinema pela PUC Minas, em 2001; Mestre em Artes pela UFMG, em 2005; doutora em Artes pela UFMG, em 2014.

Referências

BLANCO, Paloma et al. (org.). Modos de hacer: arte crítico, esfera pública y acción directa. Salamanca: Ediciones Universidad de Salamaca, 2001.

DE CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2002.

DENIS, Sébastien. O cinema de animação. Tradução: Marcelo Félix. Lisboa: Texto & Grafia, 2010.

LAMARRE, T. From animation to animé: drawing movements and moving drawings. Japan Forum, Montreal, n. 14, v. 2, p. 329-367, 2002.

PAIM, Cláudia. Táticas de artistas na América Latina: coletivos, iniciativas coletivas e espaços sugestionados. Porto Alegre: Panorama Crítico, 2009.

PAIM, Cláudia. Táticas de artistas na América Latina: coletivos, iniciativas coletivas e espaços sugestionados. Porto Alegre: Panorama Crítico, 2012.

RABIGER, Michael. Dirección de documentales. 2. ed. Madrid: IORTV, 2001.

RAMIÓ, Joaquim; THEVENET, Homero (org.). Fuentes y documentos del cine. Barcelona: Fontamara, 1985.

RESENDE, Ana Cláudia de Freitas. O documentário em animação: tenuidade e simbiose entre ficção e não ficção. 2014. 204 f. Tese (Doutorado em Artes Visuais) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), Belo Horizonte, 2014.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina; Editora UFRGS, 2006.

Downloads

Publicado

2019-11-22

Como Citar

RESENDE, A. C. de F. Valsa com Bashir: Táticas, territórios, espaços e resistência da arte. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 211–229, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16123. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16123. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática