Afetividades na arte e na educação

para uma cartografia sensível à vida de nossos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20546

Palavras-chave:

Educação artística sensível, Giro afetivo, Arte contemporânea, Pedagogia ativista, formação de professores

Resumo

Este artigo aborda como a mudança afetiva na educação artística pode gerar projetos colaborativos e ativistas para uma cidadania sensível aos problemas que realmente importam. Como especialistas no ensino e aprendizagem das artes, devemos promover práticas afetivas, entre arte e educação, para o desenvolvimento de ações de qualidade, sensíveis ao contexto real de nossos alunos. Ao nos posicionar sobre a completa convicção de que essa mudança está na formação de professores, podemos questionar: que estrutura metodológica professores e arte-educadores  precisam? Que conceitos, argumentos e estratégias podemos encontrar para desenvolver uma educação artística contemporânea? Como funciona a influência afetiva da educação artística e da experiência de ensino?

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Publicado

2021-01-29

Como Citar

MESÍAS-LEMA, J. M. Afetividades na arte e na educação: para uma cartografia sensível à vida de nossos alunos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 11, n. 21, p. 09–31, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.20546. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20546. Acesso em: 21 abr. 2021.

Edição

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Artigos - Seção temática