Literatura de Cordel e Educação

um mosaico interartístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20633

Palavras-chave:

Literatura de cordel, Intermidialidade e Interartes, Ensino, Educação Básica

Resumo

Este estudo visa apresentar a literatura de cordel sob um viés artístico-literário. Para a análise buscamos uma perspectiva literária das Intermidialidades (Clüver, 2010; Diniz,2012), estudando o cordel como processo de hibridização interartística e transcultural. Trazendo à tona essa complexidade composicional, o cordel ilumina o Ensino da Literatura Brasileira no contexto da Educação Básica (Vygotsky,1991), desenvolvendo, como eixo experiencial da nossa proposta, uma leitura em múltiplas conexões – literárias, artísticas, históricas. Os resultados apresentados até o momento, no Ensino Básico, demonstram o quanto a abordagem intermidiática abre o campo de visão do ledor, problematiza os critérios de validação da obra permitindo, a docente e discentes, desenvolver um novo olhar para a arte composicional da literatura de cordel e sua presença na formação cultural brasileira.

Biografia do Autor

  • Rosana da Silva Malafaia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

    Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003) e Mestrado em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018). Atualmente é Doutoranda em Literatura Brasileira do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sob orientação da Profa. Dra. Maria Cristina Cardoso Ribas, e professora estatutária pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, em Santo Cristo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira e Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada, Intermidialidades e Estudos Interartes, Ensino de Literatura, Literatura de Cordel, Leitura, Produção textual.

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Publicado

2021-01-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Literatura de Cordel e Educação: um mosaico interartístico. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 21, p. 61–89, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.20633. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20633. Acesso em: 20 maio. 2025.

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