“E daí?”, afinal “Para que história?”
das histórias e memórias sobre arte e educação como resistências
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20643Palavras-chave:
Arte, Educação, História, Memória, ResistênciaResumo
Não há retrocesso, somente a constelação de tempos heterogêneos saturados de agoras. Esse texto é dedicado a atos de resistência como reação, contrariedade, oposição, insubmissão, persistência, sobrevivência. Como matéria e atributo da história e da memória, potências de reconhecimento e reverberação desses modos de existência. Formas de atuação política. Sua escrita seguiu a atualização de uma pergunta designada, em 1983, como título de um texto em defesa da história e memória para a revitalização e fortalecimento de um campo de conhecimento dedicado à investigação das delicadas e potentes relações entre arte e educação: “Para que história?”
Referências
AROUCHE, Acácio. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 08 jan. 2009. In: BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti.XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão:variações sobre temas de ensino da arte.2009. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. Arte-Educação no Brasil.São Paulo: Perspectiva, 1986.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. A imagem no ensino da arte:anos 1980 e novos tempos. 7. ed. rev. São Paulo: Perspectiva, 2009.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. Tópicos Utópicos. São Paulo: C/Arte, 1998.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. O Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Perspectiva, 2011.
BARBOSA, Ana Mae Tavares. Para que história?. Ar’te, São Paulo, n. 6, 1983, pp.2-4.
BARBOSA, Ana Mae; SALES, Heloisa Margarido (Org.). III Simpósio Internacional sobre o ensino da arte e sua História. São Paulo: MAC-USP, 1990.
BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.
BENJAMIN, Walter. Passagens.2. reimp. Tradução de Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.
DELNERI, C. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 6 out. 2009. In: BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti.XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão:variações sobre temas de ensino da arte.2009. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SãoPaulo, São Paulo, 2009.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: historia da arte e anacronismo das imagens. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 1. reimp. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2005.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições.Tradução de Arnaldo Bloch. São Paulo: Vestígio, 2019.
FESTIVAL de Inverno: Campos do Jordão.2 f. Datilografado. Acervo pessoal Ana Mae Barbosa. In: BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti.XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão:variações sobre temas de ensino da arte.2009. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Tradução de Salma Tannus Muchail. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 41. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.
MARCONDES, Mariângela Ferreira Cunha. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 2 set. 2009. In: BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti.XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão:variações sobre temas de ensino da arte.2009. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.
MÜLLER, Karen. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 13 fev. 2007. In: BREDARIOLLI, RitaLuciana Berti.XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão:variações sobre temas de ensino da arte.2009. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SãoPaulo, São Paulo, 2009.
PROJETO Festival de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luis Arrobas Martins”. Fundação Pedroso Horta. Comissão de Música (São Paulo, mar. 1983). 4 f. Acervo pessoal de Ana Mae Barbosa. In: BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti.XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão:variações sobre temas de ensino da arte.2009. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
SEMANA de Arte e Ensino. Programa. Dep. Artes Plásticas, ECA-USP. 15 set. -19 set.1980. Acervo pessoal de Ana Mae Barbosa. In: BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti.XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão:variações sobre temas de ensino da arte.2009. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
SELIGMANN-SILVA, M. (Org.). Memória, História, Literatura:o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
TELES, Edson, SAFATLE, Vladimir. O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Estado de Sítio)
TONI, Cláudia. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 02 mar. 2007. In: BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti.XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão:variações sobre temas de ensino da arte.2009. 282 f. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de SãoPaulo, São Paulo, 2009.
TRIANA, S. V. Capitalismo Gore. Santa Cruz de Tenerife: Melusina, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 rita bredariolli
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.