“E daí?”, afinal “Para que história?”

das histórias e memórias sobre arte e educação como resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20643

Palavras-chave:

Arte, Educação, História, Memória, Resistência

Resumo

Não há retrocesso, somente a constelação de tempos heterogêneos saturados de agoras. Esse texto é dedicado a atos de resistência como reação, contrariedade, oposição, insubmissão, persistência, sobrevivência. Como matéria e atributo da história e da memória, potências de reconhecimento e reverberação desses modos de existência.  Formas de atuação política. Sua escrita seguiu a atualização de uma pergunta designada, em 1983, como título de um texto em defesa da história e memória para a revitalização e fortalecimento de um campo de conhecimento dedicado à investigação das delicadas e potentes relações entre arte e educação: “Para que história?”

Biografia do Autor

Rita Luciana Berti Bredariolli, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Referências

AROUCHE, Acácio. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 08 jan. 2009. In BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-282.

BARBOSA, Ana Mae Tavares; CUNHA, Fernanda Pereira da (Org.). Abordagem Triangular no ensino das artes e culturas visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1986.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. A imagem no ensino da arte: anos 1980 e novos tempos. 7ª. ed. rev. São Paulo: Perspectiva, 2009.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. John Dewey e o ensino da arte no Brasil. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. Tópicos Utópicos. São Paulo: C/Arte, 1998.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. O Ensino da Arte: memória e história. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2011.

BARBOSA, Ana Mae Tavares. Redesenhando o Desenho: educadores, política e história. São Paulo: Ed. Cortez, 2015.

BARBOSA, Ana Mae & SALES, Heloisa Margarido (Orgs.). Simpósio Internacional sobre o ensino da arte e sua História. São Paulo: Micromega, 1990. 208p, MAC-USP.

BENJAMIM, Walter. Obras escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 12ª. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2010.

BENJAMIM, Walter. Origem do Drama Trágico Alemão. Trad. João Barrento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.

BENJAMIN, Walter. Passagens. 2ª. reimp. Tradução de Irene Aron, Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

DELNERI, C. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 6 out. 2009. In BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-282.


DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do Tempo: historia da arte e anacronismo das imagens. Trad. Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Belo Horizonte: UFMG, 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 1ª. reimp. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2005.

EMPOLI, Giuliano Da. Os Engenheiros do Caos: Como as fake news, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. Trad. Arnaldo Bloch. São Paulo: Vestígio, 2019.

FESTIVAL de Inverno: Campos do Jordão. 2f. Datilografado. Acervo pessoal Ana Mae Barbosa. In BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-282.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as Coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 41ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, Aura e Rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Ed. 34, 2014.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Walter Benjamin: estética e experiência histórica. In: ALMEIDA, Jorge de; BADER, Wolfgang (Org.). Pensamento alemão no século XX: grandes protagonistas e recepção das obras no Brasil. Coleção Ensaios, v. 2. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

MARCONDES, Mariângela Ferreira Cunha. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 2 set. 2009. In BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-282.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MULLER, Karen. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 13 fev. 2007. In BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-282.

PROJETO Festival de Inverno de Campos do Jordão “Dr. Luis Arrobas Martins”. Fundação Pedroso Horta. Comissão de Música (São Paulo, mar. 1983). 4f. Acervo pessoal de Ana Mae Barbosa. In BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-282.

SEMANA de Arte e Ensino. Programa. Dep. Artes Plásticas, ECA-USP. 15 set. -19 set.1980. Acervo pessoal de Ana Mae Barbosa. In BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-282.

TELES, Edson, SAFATLE, Vladimir. O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo, 2010. (Coleção Estado de Sítio).

TONI, Cláudia. Entrevista concedida a Rita Bredariolli. São Paulo, 02 mar. 2007. In BREDARIOLLI, Rita Luciana Berti. XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão: variações sobre temas de ensino da arte. São Paulo, 2009. Tese (Doutorado) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, p. 1-282.

TRIANA, S. V. Capitalismo Gore. Santa Cruz de Tenerife: Melusina, 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

BREDARIOLLI, R. L. B. “E daí?”, afinal “Para que história?”: das histórias e memórias sobre arte e educação como resistências. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 56–71, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.20643. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20643. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática