O Grupo Miguilim e a narração oral de literatura
a palavra filmada e as fronteiras da arte convivial
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20693Palavras-chave:
Narração oral, Grupo Miguilim, Convívio, Palavra filmadaResumo
Para Jorge Dubatti (2007), paralelamente ao teatro, a narração oral é uma arte convivial, que prima pelo convívio poético presencial estabelecido entre narrador oral e espectador. Por outro lado, a literatura oral in vivo admite a intermediação tecnológica (tecnovívio). O Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo, MG, abriga há 24 anos o Grupo Miguilim, jovens narradores que narram trechos de Guimarães Rosa compartilhando poíesis em convívio presencial. A partir dos filmes de Anita Leandro das narrações dos “miguilins”, desde 2006, o artigo reflete sobre as fronteiras da narração oral de literatura como arte convivial que ao mesmo tempo pode se prestar para a gravação de áudio-livros e para um cinema documentário singular que preserva a narração em planos únicos.
Referências
BOVO, A. M. Narrar, oficio trémulo: conversaciones con Jorge Dubatti. Buenos Aires: Atuel, 2002.
BUSATTO, C. A arte de contar histórias no sáculo XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
DUBATTI, J. Filosofia del Teatro I: Convívio, Experiência y Subjetividad. Buenos Aires: Atuel, 2007.
DUBATTI, J. Filosofia del Teatro II: Cuerpo Poético y Función Ontologica. Buenos Aires: Atuel, 2010.
DUBATTI, J. Teatro-Matriz, Teatro Liminal: Estudios de Filosofía del teatro y Poética Comparada. Buenos Aires: Atuel, 2016.
DUBATTI, J. Teatro-Matriz, Teatro Liminal: Estudios de Filosofía del teatro y Poética Comparada. Buenos Aires: Atuel, 2016.
LEANDRO, A. Filmar o texto:vestígios da memória e palavra viva em narrações da obra de Guimarães Rosa (no prelo).
MARTINS, N. S. O léxico de Guimarães Rosa.São Paulo: Fapesp/Edusp, 2001.
PERPÉTUA, D. P.; LEANDRO, A. Miguilim vai ao cinema.In: Caletroscópio, Revista do Programa de Pós Graduação em Letras: Estudos da Linguagem, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, ano 2, nº2, Jan./Jun.2014. p. 9-21
ROSA, J. G. Tutaméia: terceiras estórias. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.
SPERRY, D. A palavra conta [Publicado pelo movimentoBlit]. 15 out. 2011. (28 min). Disponível em: <https://youtu.be/TlOwKhIma5s>. Acesso em: 2 maio 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 MARIA ELISA PEREIRA DE ALMEIDA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.