A pesquisa em arte tecnológica
O artista-pesquisador, a informação e o laboratório
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21581Palavras-chave:
Arte, Tecnologia, PesquisaResumo
Este artigo procura contribuir com o pensamento focalizado no comportamento da pesquisa e dos pesquisadores no campo das artes tecnológicas nos espaços e lugares de produção de conhecimento, que se ramificam entre o ateliê-estúdio, os laboratórios, a academia, os espaços de exibição e os laboratórios de pesquisa independente, principalmente por meios tecnológicos. Através de uma reflexão crítica, o estudo constrói percepções acerca do papel do artista-pesquisador e das artes por meios tecnológicos na contemporaneidade e seus desafios.
Referências
BAIO, Cesar, SOLOMON, Lucy HG. Culturas Degenarativas. 2018. Obra de arte interativa, digital e biológica exibida na exposição CoMciência: Arte, ciência e tecnologia, Museu das Minas e do Metal, Belo Horizonte, 2019. Disponível em <http://programacomciencia.org.br/exposicao-culturas-degenerativas/>. Acesso em: 15 maio 2020.
BASBAUM, Ricardo. O artista como pesquisador. Concinnitas. Revista do Instituto de Artes da UERJ, Rio de Janeiro, v. 1, n. 9, ano 7, 2006. Disponível em <http://concinnitas.kinghost.net/index.cfm?edicao=9>. Acesso em: 10 maio 2020.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1993. (Obras escolhidas, 1.)
DAVIS, Joe. Bombyx chrysopeia. 2016. Obra de bioarte exibida na Bienal de Arte Digital, Oi Futuro, Rio de Janeiro, 2018. Disponível em <https://bienalartedigital.com/portfolio/joe-davis-2/> Acesso em: 15 maio 2020
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GROYS, Boris. Arte e poder. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.
HARARI, Yuval Noah. Homo Deus: uma breve história do amanhã. Companhia das Letras, São Paulo, 2016.
HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
HUHTAMO, Erkki. Art in the rear-view mirror: the media archaeological tradition in art. In: PAUL, Christine (Ed.). A companion to digital art. New Jersey: Wiley-Blackwell, 2015. p. 79-110
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
LIPPARD, Lucy R.; CHANDLER, John. A desmaterialização da Arte. Arte & ensaios, n. 25, p. 180-193, 2013.
PERNIOLA, Mario. Do sentir. Tradução de Antonio Guerreiro. Lisboa: Editorial Presença, 1993.
REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In BRITES, Blanca;TESSLER, Elida (Org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: E. Universidade/UFRGS, 2002. p. 125-140.
SHERMAN, Tom. Machines r us.... In: Domingues, Diana (Org.). A arte no século XXI: humanização das tecnologias. São Paulo: Editora Unesp, 1997. p. 70-78.
SLOTERDIJK, Peter. Entrevista com Peter Sloterdijk. In: OHANIAN, Melik; ROYOUX, Jean-Cristophe (Ed.). Cosmograms. Paris: Kristale Company, 2005. p. 223-240
WILSON, Stephen. A arte como pesquisa: a importância cultural da pesquisa científica e o desenvolvimento tecnológico. In: DOMINGUES, Diana. Arte e vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. Unesp, 2003. p. 147-158.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.