Textualidades têxteis e novas-velhas concepções de memória na Arte Latino-americana

Autores

  • Natália Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21610

Palavras-chave:

Têxteis, Memória, Narrativa

Resumo

Neste artigo, pretendo apresentar algumas das aproximações linguísticas, históricas e metafóricas entre os meios têxteis e a criação de narrativas, aproximações estas que serão apropriadas e ressignificadas por artistas mulheres situadas na América Latina enquanto estratégias de rememoração e reinvenção de suas próprias histórias. A partir de conceitos como a textualidade têxtil em José Sánchez-Parga, interculturalidade em Silvia Rivera Cusicanqui e tensionamentos da arte nas concepções indígenas e ocidentais, proponho uma discussão acerca da porosidade e do movimento enquanto potências textuais do tecido tal como se apresenta na arte contemporânea.

Biografia do Autor

Natália Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Doutoranda em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG. Possui Mestrado em Artes (2018) e graduação em Artes Visuais com habilitação em Desenho (2012) pela mesma instituição.

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

OLIVEIRA, N. R. Textualidades têxteis e novas-velhas concepções de memória na Arte Latino-americana. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 249–270, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21610. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21610. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta