A política sensual

o Teatro do Oprimido e a dimensão estética nas Relações Internacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.31354

Palavras-chave:

Estética, Teatro do Oprimido, Jogos teatrais

Resumo

A criação artística é uma atividade humana, baseada na relação do indivíduo como todo. A partir dos estudos sobre estética, ciência do sensível, introduz-se as emoções, sensações e corporeidade na produção do conhecimento. No campo da política internacional, os estudos sobre estética percorrem alternativas de percepção e análise dos fenômenos políticos e sociais, no qual as artes podem ser consideradas elementos de comunicação e expressão. Dessa forma, o texto trará o Teatro do Oprimido (TO) e sua aplicação no Bairro do Rangel, em João Pessoa-PB, para analisar o potencial das artes na transformação de conflitos. A investigação se estrutura a partir de uma abordagem qualitativa que incorpora a pesquisa-ação, em particular pela utilização da observação-participante, como estratégia analítica.

Biografia do Autor

  • Sabrina Lima, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Graduada em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e membro do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM).

  • Paulo Kuhlmann, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

    Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da graduação e pós-graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), coordenador do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais (PPGRI) dessa mesma instituição. Coordenador do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM/UEPB) e do Projeto Universidade em Ação (PUA). Membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e do Consejo Latinoamericano de Investigación para la Paz (CLAIP). Palhaço social Mancada Obom.

  • Luan Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    Doutorando pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI/PUC-Rio), mestre e bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Colaborador do Projeto Universidade em Ação (PUA/UEPB), membro do Grupo de Estudos de Paz e Segurança Mundial (GEPASM/UEPB/CNPq) e da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS).

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Publicado

2021-12-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

A política sensual: o Teatro do Oprimido e a dimensão estética nas Relações Internacionais. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 358–386, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.31354. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/31354. Acesso em: 20 dez. 2024.

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