Escola de artes Vkhutemas e as vanguardas artísticas soviéticas
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.32556Palavras-chave:
Vanguardas artísticas soviéticas, Vkhutemas, Varvara Stepanova, Ensino das artes visuaisResumo
O presente trabalho trata-se de uma entrevista com o Prof. Dr. Luiz Carlos Cólon Llamas realizada em fevereiro de 2020 durante o Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler – Fik 2020, organizado pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina. O professor contou o que o motivou a desenvolver a pesquisa sobre a escola Vkhutemas e esclareceu algumas dúvidas sobre a estrutura dessa instituição. Além disso, comentou sobre os debates que ocorreram nos coletivos artísticos após a Revolução de 1917, sobretudo a experimentação e objetivação da prática artística. Por fim, pôde explicar sobre os ateliês têxteis, onde estava a artista Varvara Stepanova, objeto de pesquisa de uma das entrevistadoras. Assim, a entrevista se propôs a mostrar alguns dos principais debates, impasses e grupos artísticos que estavam envolvidos na criação de uma escola de artes que desejava ser revolucionária.
Referências
COLÓN LLAMAS, Luis Carlos. Las vanguardias artísticas y la enseñanza en la Rusia de los años 20. Valladolid: Universidade de Valladolid/Secretariado de Publicaciones e Intercambio Editorial, 2002.
ESTEVAM, Douglas; COSTA, Camargo (org.). Lunatchárski: revolução, arte e cultura. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FER, Briony; BATCHELOR, David; WOOD, Paul. Realismo, Racionalismo, Surrealismo: a arte no entre-guerras. Tradução de Cristina Fino. São Paulo: Cosac Naify, 1998.
MIGUEL, Jair Diniz. Arte, ensino, utopia e revolução: os ateliês artísticos Vkhutemas/Vkhutein (Rússia/URSS, 1920-1930). 2006. 404 f. Tese (Doutorado em História) – Faculda de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.
JALLAGEAS, Neide; LIMA, Celso. Vkhutemas: o desenho de uma revolução. São Paulo: Kinoruss, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Tatiane Rebelatto, Mara Rúbia Sant'Anna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.