Quando o teatro encontra a infância

Contribuições da Children's School à pedagogia do ator na École du Vieux-Colombier

Autores

  • Rodrigo Cardoso Scalari Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32946

Palavras-chave:

Pedagogia teatral, Jacques Copeau, Suzanne Bing., Atuação, Maria Montessori

Resumo

Entre 1917 e 1919, a trupe do Vieux-Colombier se instala no Garrick Theatre de Nova Iorque, onde encena mais de quarenta peças em francês durante duas temporadas. Se a estética do palco nu finalmente se concretiza no palco novaiorquino, este período também engendra uma das experiências fundamentais no ramo pedagógico mais tarde explorado na École du Vieux-Colombier, em Paris. Instada por Jacques Copeau, Suzanne Bing, atriz e figura principal do eixo pedagógico do Vieux-Colombier, engaja-se como professora e pesquisadora da Children’s School, escola montessoriana fundada por Margareth Naumburg, em Nova Iorque. Este artigo visa mostrar como, através do envolvimento de Bing nesta escola infantil, é o próprio teatro que se torna um aprendiz.

Referências

BLACK, Max. 1962. Models and metaphors, studies in language and philosophy. Ithaca, N.Y.: Cornell University Press.

COPEAU, Jacques. Registres I: Appels. Paris: Gallimard, 1974.

COPEAU, Jacques. Journal: 1901-1948 (v. 2). Paris: Seghers, 1991.

COPEAU, Jacques. Registres VI, L’École du Vieux-Colombier. Paris: Gallimard, 1999.

COPEAU, Jacques. Fonds Copeau, 7 Boîtes non cataloguées concernant l’École du Vieux-Colombier. Bibliothèque nationale de France, Direction des collections, Département des arts du spectacle [s.d.].

DONAHUE, Thomas John. Jacques Copeau’s friends and disciples: the Théâtre du Vieux-Colombier in New York city, 1917-1919. New York: P. Lang, 2008.

DOYON, R. Copeau-Bing, un cas d’école?Communication orale effectuée à l’occasion de la Journée d’études “COUPLES EN CREATION DANS LES ARTS DE LA SCENE ET AU-DELAXXE-XXIE S.”. MSH Paris Nord, Université Paris 8 - Vincennes-Saint.Denis, 6 fev. 2016.

HINITZ, Blythe. Margaret Naumburg and the Walden School. In: SADOVNIK, A. R.; SEMEL, S. F. (Eds.). Founding mothers and others: women educational leaders duringthe progressive era. New York: Palgrave, p.37-59, 2002.

KURTZ, Maurice. Jacques Copeau, biographie d’un théâtre. Traduction de Claude Cézan. Nagel. Paris: Ed. Nagel, 1950

LEIGH, Barbara Kusler. Mime Journal: Jacques Copeau’s school for actors. Michigan: Performing Arts Center, Grand Valley State Colleges, 1979.

MONTESSORI, Maria. The Montessori method: scientific pedagogy as applied to child education in “The children’s houses” with additions and revisions by the author. New York: Frederick A. Stokes company, 1912.

NAUMBURG, Margaret. The Child and the world: dialogues in modern education. New York: Harcourt, Brace, 1928

RUDLIN, John. Copeau et la jeunesse: la formation du comédien. In: Bouffonneries, Copeau l’éveilleur. n. 34, p.104-115, 1995.

Publicado

2021-12-13

Como Citar

SCALARI, R. C. Quando o teatro encontra a infância : Contribuições da Children’s School à pedagogia do ator na École du Vieux-Colombier. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 159–174, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32946. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32946. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática