O pessoal é político

uma análise fílmica de O Desafio (Paulo Cesar Saraceni, 1967)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36135

Palavras-chave:

gênero, Cinema Novo, Paulo Cesar Saraceni

Resumo

O presente artigo propõe uma análise do filme O Desafio (Paulo Cesar Saraceni, 1967) contextualizando-o no movimento do Cinema Novo brasileiro e no debate político e cultural das esquerdas na conjuntura estabelecida após o golpe civil-militar de 1964. A partir de uma perspectiva feminista, questiona-se como a narrativa caracteriza a personagem Ada (Isabella) e sua relação com o protagonista Marcelo (Oduvaldo Vianna Filho). Em uma década marcada pelas discussões de gênero, O Desafio incorporou as questões do âmbito privado entre homens e mulheres, relacionando-as a posições políticas e apresentando tensões entre o movimento pela libertação das mulheres e a tradicional luta de classes na concepção das esquerdas.

Biografia do Autor

Carolinne Mendes da Silva, FFLCH - USP

Doutoranda no departamento de História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH - USP)

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

DA SILVA, C. M.; CARRIJO, A. F. O pessoal é político: uma análise fílmica de O Desafio (Paulo Cesar Saraceni, 1967). PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 162–178, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36135. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36135. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática