Obsessão e vertigem
Uma análise interfílmica de Trágica obsessão, de Brian de Palma, e Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36137Palavras-chave:
Cinema, Brian De Palma, Estratégias Narrativas, Análise Fílmica, IntertextualidadeResumo
Este artigo é composto por excertos da dissertação de mestrado defendida por mim, cuja proposta é fazer uma investigação analítica sobre o uso da metalinguagem no cinema por meio da intertextualidade, buscando mostrar a importância deste mecanismo narrativo na construção da mise en scène de cineastas que realizaram seus primeiros filmes a partir da década de 1960, na chamada “pós-modernidade”. O recorte se dá na obra de Brian De Palma, diretor que assume tomar como referência para si os filmes de Alfred Hitchcock. Apresente análise se detém no longa-metragem Trágica obsessão (Obsession, EUA, 1976),com o intuito de evidenciar a sua intertextualidade com o filme Um corpo que cai (Vertigo, EUA, 1958)
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