Obsessão e vertigem

Uma análise interfílmica de Trágica obsessão, de Brian de Palma, e Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36137

Palavras-chave:

Cinema, Brian De Palma, Estratégias Narrativas, Análise Fílmica, Intertextualidade

Resumo

Este artigo é composto por excertos da dissertação de mestrado defendida por mim, cuja proposta é fazer uma investigação analítica sobre o uso da metalinguagem no Cinema por meio da intertextualidade, buscando mostrar a importância deste mecanismo narrativo na construção da mise en scène de cineastas que realizaram seus primeiros filmes a partir da década de 1960, na chamada “pós-modernidade”. O recorte se dá na obra de Brian De Palma, diretor que assume tomar como referência para si os filmes de Alfred Hitchcock. A presente análise se detém no longa-metragem Trágica obsessão (Obsession, EUA, 1976), com o intuito de evidenciar a sua intertextualidade com o filme Um corpo que cai (Vertigo, EUA, 1958).

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Publicado

2022-04-28

Como Citar

SILVEIRA, R. Obsessão e vertigem: Uma análise interfílmica de Trágica obsessão, de Brian de Palma, e Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 100–123, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36137. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36137. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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Artigos - Seção temática