Obsessão e vertigem

Uma análise interfílmica de Trágica obsessão, de Brian de Palma, e Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36137

Palavras-chave:

Cinema, Brian De Palma, Estratégias Narrativas, Análise Fílmica, Intertextualidade

Resumo

Este artigo é composto por excertos da dissertação de mestrado defendida por mim, cuja proposta é fazer uma investigação analítica sobre o uso da metalinguagem no cinema por meio da intertextualidade, buscando mostrar a importância deste mecanismo narrativo na construção da mise en scène de cineastas que realizaram seus primeiros filmes a partir da década de 1960, na chamada “pós-modernidade”. O recorte se dá na obra de Brian De Palma, diretor que assume tomar como referência para si os filmes de Alfred Hitchcock. Apresente análise se detém no longa-metragem Trágica obsessão (Obsession, EUA, 1976),com o intuito de evidenciar a sua intertextualidade com o filme Um corpo que cai (Vertigo, EUA, 1958)

Referências

ANDRADE, Bruno. Brian De Palma: mal visto, mal dito. In: Contracampo, 2002. Disponível em <http://www.contracampo.com.br/47/depalmaldito.htm>. Acesso em 11 de janeiro de 2019.

AUMONT, Jacques. Moderno? Por que o cinema se tornou a mais singular das artes. Tradução Eloísa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2008.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Tradução Eloísa Araújo Ribeiro. 5ª. ed. Campinas: Papirus, 2010.

BISKIND, Peter. Como a geração sexo-drogas-e-rock’n’roll salvou Hollywood: Easy Riders, Raging Bulls. Tradução Ana Maria Bahiana. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2009.

BLOOM, Harold. The anxiety of influence: a theory of poetry. 2ª. ed. New York: Oxford University Press, 1997.

BORDWELL, David. O cinema clássico hollywoodiano: normas e princípios narrativos. In: RAMOS, Fernão (Org.). Teoria contemporânea do cinema, Volume II – Documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Editora Senac SP, 2005.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin. A arte do cinema: uma introdução. Tradução Roberta Gregoli. Campinas: Editora Unicamp; São Paulo: EDUSP, 2013.

CAPUZZO, Heitor. Alfred Hitchcock: o cinema em construção. 2ª. ed. Vitória: Fundação Ceciliano Abel de Almeida, 1995.

CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 2006.

CLÜVER, Claus. Intermidialidade. In: Pós, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, v. 1, nº 2, Nov. 2011, pp. 08-23. Disponível em: https://www.eba.ufmg.br/revistapos/index.php/pos/article/view/16/16

DELORME, Stéphane. D’une esthétique maniériste. In: Au hasard Balthazar, nº. 2, p. 6, 1997.

DE PALMA (2015). Direção: Noah Baumbach e Jake Paltrow. Produção: Noah Baumbach e Jake Paltrow. Documentário. Empire Ward Pictures, EUA, 2015. 1 filme (110 min.), son., color., Digital HD.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Tradução Beatriz Borges. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

GENETTE, Gerard. Palimpsests: Literature in the Second Degree. 8ª. ed. Tradução Channa Newman, Claude Doubinsky. Lincoln: University of Nebraska Press, 1997.

KEESEY, Douglas. Brian De Palma’s split screen: a life in film. Mississipi: University Press of Mississipi, 2015.

KNAPP, L. F. (Ed.). Brian De Palma: interviews. Mississipi: University Press of Mississipi, 2003.

KOCH, Ingedore Villaça; BENTES, Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: Diálogos Possíveis. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

KRISTEVA, Júlia. Introdução à Seminálise. 3ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

LAGIER, Luc. Les mille yeux de Brian De Palma. Paris: Cahiers du Cinéma, 2008.

OLIVEIRA JR., Luiz Carlos. A mise en scène no cinema: do clássico ao cinema de fluxo. Campinas: Papirus, 2013.

PERETZ, Eyal. Becoming Visionary: Brian De Palma’s Cinematic Education of Senses. Stanford: Stanford University Press, 2008.

SAMOCKI, Jean-Marie. Une balle dans la tête: mélancolies maniéristes. Au hasard Balthazar, n. 2, p.10, 1997.

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase e cia. 7ª. ed. São Paulo. Ática, 2003.

SILVEIRA, Renato Henrique Dias. Brian de Palma e o cinema em reinvenção: intertextualidade, voyeurismo e ressignificação. Orientadora: Ana Lúcia M. Andrade. 2019. 104 p. Dissertação (Mestrado em Artes/Cinema) – Escola de Belas Artes, UFMG, Belo Horizonte, 2019.

STAM, Robert. Introdução à Teoria do Cinema. Tradução Fernando Mascarello. 5ª. ed. Campinas: Papirus, 2013.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Tradução: Marina Appenzeller. 7ª. ed. Campinas: Papirus, 2014.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

SILVEIRA, R. Obsessão e vertigem: Uma análise interfílmica de Trágica obsessão, de Brian de Palma, e Um corpo que cai, de Alfred Hitchcock. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 100–123, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36137. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36137. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática