A beleza do corpo obeso figurado
da invisibilidade ao enquadramento oblíquo
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36148Palavras-chave:
Corpo obeso, Beleza, Cinema, Literatura, Artes visuaisResumo
A aparição do corpo obeso no cinema repercute a histórica dificuldade de seu enquadramento na cultura em geral. Para discutirmos a presença do corpo obeso em distintos planos de figuração, recorremos às análises de Giorgio Agamben sobre a reciprocidade no uso dos corpos, Marie-José Mondizan quanto à ética na mídia contemporânea e Deleuze sobre a estética fílmica. Das adaptações de dois romances – Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e o filme homônimo de Fernando Meirelles; Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, e o filme A casa assassinada, de César Saraceni – chegaremos ao protagonismo do corpo obeso no filme Out of Rosenheim [Bagdad Café], para, enfim, experimentarmos o vigor da sua beleza.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. São Paulo: Boitempo, 2017.
ARBUS, Diane.Diane Arbus revelations. New York: Random House, 2003.
AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
A CASA assassinada. Direção: César Saraceni. Brasil: Planiscope Planificações e Produções Cinematográficas, 1971. (103 min).
BALZAC, Honoré de. O pai Goriot. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BALZAC, Honoré de. A obra-prima desconhecida. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012. p. 149-178.
CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa assassinada. Rio de Janeiro: Bruguera, s.d. [1959].
CARDOSO, Lúcio. Crónica da casa assassinada; edición crítica. Mário Carelli (coord.). Madrid: Allca XX, 1991. (Colección Archivos, 19).
CARELLI, Mário. O resgate de um escritor maldito. In: CARDOSO, Lúcio. Crónica da casa assassinada; edición crítica. Mário Carelli (coord.). Madrid: Allca XX, 1991. p. XXV-XXVI. (Colección Archivos, 19).
CARELLI, Mário. A recepção crítica. In: CARDOSO, Lúcio. Crónica da casa assassinada; edición crítica. Mário Carelli (coord.). Madrid: Allca XX, 1991. p. 641-644. (Colección Archivos, 19).
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1990.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
ENSAIO sobre a cegueira.Direção: Fernando Meirelles. Brasil; Canadá; Japão; Reino Unido; Itália: Miramax Films/Focus Features, 2008. (121 min).
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
HONNEF, Klaus. Arte contemporânea. Colônia: Benedikt Taschen, 1994.
LAMARTINE, Alphonse de. Balzac et ses oeuvres. Paris: Michel Lévy Libraires Éditeurs, 1866.
LOPERA, José Álvarez. El retrato español en el Prado: Del Greco a Goya. Museo Nacional del Prado.2006. Disponível em: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/eugenia-martinez-vallejo-desnuda/8e2d05fe-8310-469f-9154-45a7706515fd. Acesso em: 08 jul. 2022.
MERLEU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. In: MERLEU-PONTY, Maurice.O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013. (Coleção Portátil, 24).
MONDZAIN, Marie-José. Imagem, ícone, economia: as fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Rio de Janeiro: Contraponto/Museu de Arte do Rio, 2013.
NEVES, Alexandre Emerick. Estranha beleza. In: JARDIM, Márcia; VERMES, Mónica; TORRES, David Ruiz; ORTIGÃO, Elisa Ramalho (org.). Obras abertas: leituras de Umberto Eco. Vitória: Proex/UFES, 2017. p. 29-48. (v. 1). Disponível em: https://seminarioumbertoeco.wixsite.com/obrasabertas/publicacoes. Acesso em: 27 jul. 2022.
OUT of Rosenheim [Bagdad Café]. Direção: Percy Adlon. EUA/Alemanha: [s. n.], 1987. (108 min).
PEREIRA, José Mario. Um convite ao Don Quixote. In: Don Quixote & Cervantes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Departamento Nacional do Livro, 2001. p. 11-20.
PIELES. Direção: Eduardo Casanova. Espanha: [s. n.], 2017. (77 min).
PORTELLA, Eduardo. O livro, o sonho, a evidência. In: Don Quixote & Cervantes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Departamento Nacional do Livro, 2001. p. 10.
ROSA E SILVA, Enaura Quixabeira. Lúcio Cardoso: paixão e morte na literatura brasileira. Maceió: Edufal, 2004.
SCRUTON, Roger. O rosto de Deus. São Paulo: É Realizações, 2015.
TELLES, Lygia Fagundes.Verde lagarto amarelo.In: TELLES, Lygia Fagundes. Antes do baile verde: contos de Lygia Fagundes Telles. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alexandre Emerick Neves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.