A beleza do corpo obeso figurado

da invisibilidade ao enquadramento oblíquo

Autores

  • Alexandre Emerick Neves UFES

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36148

Palavras-chave:

Corpo obeso, Beleza, Cinema, Literatura, Artes visuais

Resumo

A aparição do corpo obeso no cinema repercute a histórica dificuldade de seu enquadramento na cultura em geral. Para discutirmos a presença do corpo obeso em distintos planos de figuração, recorremos às análises de Giorgio Agamben sobre a reciprocidade no uso dos corpos, Marie-José Mondizan quanto à ética na mídia contemporânea e Deleuze sobre a estética fílmica. Das adaptações de dois romances – Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e o filme homônimo de Fernando Meirelles; Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, e o filme A casa assassinada, de César Saraceni – chegaremos ao protagonismo do corpo obeso no filme Out of Rosenheim [Bagdad Café], para, enfim, experimentarmos o vigor da sua beleza.

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Filmes:

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Ensaio sobre a cegueira. Direção: Fernando Meirelles. Brasil/Canadá/Japão/Reino Unido/Itália: 2008, cor, 121min.

A casa assassinada. Direção: César Saraceni. Brasil: 1971, cor, 103min.

Out of Rosenheim [Bagdad Café]. Direção: Percy Adlon. EUA/Alemanha: 1987, 108min.

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Publicado

2022-08-22

Como Citar

NEVES, A. E. A beleza do corpo obeso figurado: da invisibilidade ao enquadramento oblíquo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 93–119, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36148. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36148. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos