A beleza do corpo obeso figurado

da invisibilidade ao enquadramento oblíquo

Autores

  • Alexandre Emerick Neves UFES

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36148

Palavras-chave:

Corpo obeso, Beleza, Cinema, Literatura, Artes visuais

Resumo

A aparição do corpo obeso no cinema repercute a histórica dificuldade de seu enquadramento na cultura em geral. Para discutirmos a presença do corpo obeso em distintos planos de figuração, recorremos às análises de Giorgio Agamben sobre a reciprocidade no uso dos corpos, Marie-José Mondizan quanto à ética na mídia contemporânea e Deleuze sobre a estética fílmica. Das adaptações de dois romances – Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e o filme homônimo de Fernando Meirelles; Crônica da casa assassinada, de Lúcio Cardoso, e o filme A casa assassinada, de César Saraceni – chegaremos ao protagonismo do corpo obeso no filme Out of Rosenheim [Bagdad Café], para, enfim, experimentarmos o vigor da sua beleza.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O uso dos corpos. São Paulo: Boitempo, 2017.

ARBUS, Diane.Diane Arbus revelations. New York: Random House, 2003.

AUMONT, Jacques. O olho interminável [cinema e pintura]. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

A CASA assassinada. Direção: César Saraceni. Brasil: Planiscope Planificações e Produções Cinematográficas, 1971. (103 min).

BALZAC, Honoré de. O pai Goriot. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BALZAC, Honoré de. A obra-prima desconhecida. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. A pintura encarnada. São Paulo: Escuta, 2012. p. 149-178.

CARDOSO, Lúcio. Crônica da casa assassinada. Rio de Janeiro: Bruguera, s.d. [1959].

CARDOSO, Lúcio. Crónica da casa assassinada; edición crítica. Mário Carelli (coord.). Madrid: Allca XX, 1991. (Colección Archivos, 19).

CARELLI, Mário. O resgate de um escritor maldito. In: CARDOSO, Lúcio. Crónica da casa assassinada; edición crítica. Mário Carelli (coord.). Madrid: Allca XX, 1991. p. XXV-XXVI. (Colección Archivos, 19).

CARELLI, Mário. A recepção crítica. In: CARDOSO, Lúcio. Crónica da casa assassinada; edición crítica. Mário Carelli (coord.). Madrid: Allca XX, 1991. p. 641-644. (Colección Archivos, 19).

DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. São Paulo: Brasiliense, 1990.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

ENSAIO sobre a cegueira.Direção: Fernando Meirelles. Brasil; Canadá; Japão; Reino Unido; Itália: Miramax Films/Focus Features, 2008. (121 min).

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.

HONNEF, Klaus. Arte contemporânea. Colônia: Benedikt Taschen, 1994.

LAMARTINE, Alphonse de. Balzac et ses oeuvres. Paris: Michel Lévy Libraires Éditeurs, 1866.

LOPERA, José Álvarez. El retrato español en el Prado: Del Greco a Goya. Museo Nacional del Prado.2006. Disponível em: https://www.museodelprado.es/coleccion/obra-de-arte/eugenia-martinez-vallejo-desnuda/8e2d05fe-8310-469f-9154-45a7706515fd. Acesso em: 08 jul. 2022.

MERLEU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. In: MERLEU-PONTY, Maurice.O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013. (Coleção Portátil, 24).

MONDZAIN, Marie-José. Imagem, ícone, economia: as fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Rio de Janeiro: Contraponto/Museu de Arte do Rio, 2013.

NEVES, Alexandre Emerick. Estranha beleza. In: JARDIM, Márcia; VERMES, Mónica; TORRES, David Ruiz; ORTIGÃO, Elisa Ramalho (org.). Obras abertas: leituras de Umberto Eco. Vitória: Proex/UFES, 2017. p. 29-48. (v. 1). Disponível em: https://seminarioumbertoeco.wixsite.com/obrasabertas/publicacoes. Acesso em: 27 jul. 2022.

OUT of Rosenheim [Bagdad Café]. Direção: Percy Adlon. EUA/Alemanha: [s. n.], 1987. (108 min).

PEREIRA, José Mario. Um convite ao Don Quixote. In: Don Quixote & Cervantes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Departamento Nacional do Livro, 2001. p. 11-20.

PIELES. Direção: Eduardo Casanova. Espanha: [s. n.], 2017. (77 min).

PORTELLA, Eduardo. O livro, o sonho, a evidência. In: Don Quixote & Cervantes. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Departamento Nacional do Livro, 2001. p. 10.

ROSA E SILVA, Enaura Quixabeira. Lúcio Cardoso: paixão e morte na literatura brasileira. Maceió: Edufal, 2004.

SCRUTON, Roger. O rosto de Deus. São Paulo: É Realizações, 2015.

TELLES, Lygia Fagundes.Verde lagarto amarelo.In: TELLES, Lygia Fagundes. Antes do baile verde: contos de Lygia Fagundes Telles. Rio de Janeiro: Editora José Olympio, 1971.

Downloads

Publicado

2022-08-22

Como Citar

NEVES, A. E. A beleza do corpo obeso figurado: da invisibilidade ao enquadramento oblíquo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 25, p. 93–119, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.36148. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/36148. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos