Conversa com Bruno Cançado
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.36560Palavras-chave:
Bruno Cançado, escultura, processo criativo, arquitetura vernacular, construção civilResumo
Entrevista realizada com o artista mineiro Bruno Cançado (1981-), para a pesquisa de doutorado de Lucas Costa, sobre escultura e instabilidade. A conversa estabelece um diálogo entre as poéticas dos autores com base nos procedimentos artísticos. Devido às características estruturais desses trabalhos, os artistas se aproximam da arquitetura e de saberes populares – muito presentes na construção civil – para discutirem o uso dessas técnicas na linguagem escultórica. Desta maneira, os autores procuram criar uma ligação entre esses tipos de trabalhos e a tradição da escultura.
Referências
CARTIER-BRESSON, Henri. O instante decisivo. In: BACELLAR, Mario Clark (org). Fotografia e Jornalismo. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes (USP), 1971. p. 19-26. Original publicado em 1952.
CORTI, Giacomo et al. Modelling the failure mechanisms of Michelangelo’s David through small-scale centrifuge experiments. Journal of Cultural Heritage, v. 16, n. 1, p. 26-31, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1296207414000375. Acesso em: 1 maio 2021.
COURA, Cláudia Valéria Gáveo. Análise experimental sobre a substituição do agregado miúdo por mármore triturado na confecção de concreto. 2009. 195 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2009. Disponível em: http://mcct.sites.uff.br/wp-content/uploads/sites/461/2018/10/teseclaudia.pdf Acesso em: 1 jun. 2021.
NGUYEN, Andy. Massive “David” statue, a replica of Michelangelo’s work, topples at Glendale cemetery. Los Angeles Times. 11 mar. 2020. Disponível em: https://www.latimes.com/california/story/2020-03-11/massive-david-statue-a-replica-of-michelangelos-work-topples-at-glendale-cemetery. Acesso em: 2 maio 2021.
PASCALE, Giovanni; LOLLI, Antonio. Crack assessment in marble sculptures using ultrasonic measurements: laboratory tests and application on the statue of David by Michelangelo. Journal of Cultural Heritage, v. 16, n. 6, p. 813-821, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1296207415000291?via%3Dihub. Acesso em: 2 maio 2021.
WITTKOWER, Rudolf. Escultura. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Ribeiro de Melo Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.