Fundamentos para a análise das formas e opções enunciativas gráficas em Animação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37100

Palavras-chave:

Imagem em Animação, Enunciação Gráfica em Animação, Estudos de Animação

Resumo

A especificidade da ‘imagem’ em Animação, existente em diferentes media, não é considerada nos textos que procuram uma teoria geral e as publicações que lhe são dedicadas têmcarácter introdutório, dirigindo-se ao estudante que quer aprender a fazer. Este ensaio tem como objetivo partilhar observações, obtidas por confronto com diferentes ocorrências, na expectativa de poder contribuir para a construção de um modelo coerente e sistemático sobre os elementos fundamentais e processos de enunciação gráfica do conteúdo de cada fotograma na sequência animada.

Referências

BENVENISTE, Emile. Problèmes de linguistique générale. Paris: Gallimard, 1974. v. 2.

BONITZER, Pascal. Peinture et cinéma: décadrages. Paris: Cahiers du cinema, 1985.

GIBSON, James J. The perception of the visual world. Boston: Houghton Mifflin, 1950.

GRAÇA, Marina E. Cinematic motion by hand. Animation Studies, n. 1, p. 1-7, 2006a, Disponível em: <https://journal.animationstudies.org/marina-estela-graca-cinematic-motion-by-hand/>. Acesso em: 19 set. 2021.

GRAÇA, Marina E. Entre o olhar e o gesto: elementos para uma poética da imagem animada. São Paulo: Editora SENAC, 2006b.

GRAÇA, Marina E. Handmade films: questioning and integrating cinematic technology. The International Journal of the Humanities, v. 3, n. 3, p. 101-106, 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.18848/1447-9508/CGP/v03i03/41582>. Acesso em: 19 set. 2021.

GRIFFIN, Georges. Concrete Animation. Animation – An Interdisciplinary Journal, v. 2, n. 3, p. 259-274, nov. 2007. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1746847707083421>. Acesso em: 19 set.2021.

GROBAR, Matt. ‘Boy & The World’ Directing Team on Discouraging Current Trends en Animation. Deadline, 20 fev. 2016. Disponível em <http://deadline.com/2016/02/oscars-boy-and-the-worldale-abreu-priscilla-kellen-best-animated-feature-interview-1201701131/>. Acesso em: 19 set. 2021.

JONES, Chuck. Chuck Amuck: the Life and Times of an Animated Cartoonist. New York: Avon Books, 1990 [1989].

JOUBERT-LAURENCIN, H. La lettre volante: quatre essais sur le cinéma d'animation. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 1997.

KAMEN, Matt. Studio Ghibli's Isao Takahata on animating his final film. Wired, 2015. Disponível em <http://www.wired.co.uk/article/isao-takahata-interview>. Acesso em: 19 set. 2021.

LATOUR, Bruno. Actor-network theory and after. Oxford: Blakcwell Publishers, 1999.

LEYDA, Jan. Eisenstein on Disney. Calcutta: Seagull Books, 1986.

MASSIRONI, Manfredo. Ver pelo desenho: Aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70, 1989 [1982].

MCLAREN, Norman. Rencontre Internationale du Cinema d’Animation. Cinema 57 Magazine, n. 14, p. 12, 1956.

MITCHELL, William JT. Showing seeing: a critique of visual culture. Journal of visual culture, v.1, n.2, p. 165-181, 2002.

ROSE, Gillian. Visual Methodologies: An Introduction to the Interpretation of Visual Materials. London: Sage, 2001.

SIFIANOS, Georges. The definition of Animation: a letter from Norman McLaren. Animation Journal, v. 3, n. 2, Spring 1995.

THE MAKING of RIDE. Direção: Paul Bush. Portugal, 2018. Vimeo (8min). Disponível em: <https://vimeo.com/285806507>. Acesso em: 23 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-04-28

Como Citar

ESTELA GRAÇA, M. . Fundamentos para a análise das formas e opções enunciativas gráficas em Animação. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 24, p. 415–431, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.37100. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/37100. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática