Rituais, transes e sacralização

experiências místicas em processo de formação de artistas da cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38012

Palavras-chave:

Teatro Ritual, Teatro Sagrado, Transe, Formação de atores, Jogo-Ritual

Resumo

O artigo parte de uma distinção entre as práticas rituais e as práticas teatrais, ancorando-seem teorias antropológicas, para propor uma abordagem conceitual para o teatro ritual,especificamente para o jogo-ritual. Utilizam-se como referência bibliográfica primária osestudos de Victor Turner e de Martines Segalen acerca dos rituais e de Robson Haderchpeksobre o teatro ritual. A partir de narrativas de experiência de atores e atrizes em processode formação integrantes do Arkhétypos Grupo de Teatro (RN), são problematizados osestados de transe e as experiências místicas diversas durante os processos de criação,realizando paralelos entre a prática mediúnica, os estados de transe e a arte do ator/daatriz. A conclusão deste artigo caminha no sentido de evidenciar a relação entre metafísicae poética, sugerindo que a experiência do sagrado gera um escape momentâneo doconceito de “humano” forjado pela modernidade.

Biografia do Autor

Saulo Vinícius Almeida, UNICAMP

Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP, Mestre em Artes Cênicas pela USP, Bacharel em Teatro pela UFRGS, Licenciando em Teatro pela UNB. 

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

ALMEIDA, S. V. Rituais, transes e sacralização: experiências místicas em processo de formação de artistas da cena. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 36–60, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/38012. Acesso em: 1 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos