Rituais, transes e sacralização

experiências místicas em processo de formação de artistas da cena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38012

Palavras-chave:

Teatro Ritual, Teatro Sagrado, Transe, Formação de atores, Jogo-Ritual

Resumo

O artigo parte de uma distinção entre as práticas rituais e as práticas teatrais, ancorando-se em teorias antropológicas, para propor uma abordagem conceitual para o teatro ritual, especificamente para o jogo-ritual. Utilizam-se como referência bibliográfica primária os estudos de Victor Turner e de Martines Segalen acerca dos rituais e de Robson Haderchpeksobre o teatro ritual. A partir de narrativas de experiência de atores e atrizes em processo de formação integrantes do Arkhétypos Grupo de Teatro (RN), são problematizados os estados de transe e as experiências místicas diversas durante os processos de criação, realizando paralelos entre a prática mediúnica, os estados de transe e a arte do ator/da atriz. A conclusão deste artigo caminha no sentido de evidenciar a relação entre metafísica e poética, sugerindo que a experiência do sagrado gera um escape momentâneo do conceito de “humano” forjado pela modernidade.

Biografia do Autor

  • Saulo Vinícius Almeida, UNICAMP

    Doutorando em Artes da Cena pela UNICAMP, Mestre em Artes Cênicas pela USP, Bacharel em Teatro pela UFRGS, Licenciando em Teatro pela UNB. 

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2022-12-19

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Artigos

Como Citar

Rituais, transes e sacralização: experiências místicas em processo de formação de artistas da cena. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 36–60, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.38012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/38012. Acesso em: 30 maio. 2025.

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