A formação em Arte na Região Norte do Brasil

os desafios da Pós-Graduação Strictu Sensu em nível de Mestrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.40532

Palavras-chave:

Arte, Região Norte., Pós-graduação strictu sensu

Resumo

Esta investigação buscou compreender os desafios e abordagens do/no contexto da Pós-graduação strictu sensu – Mestrado em Artes na Região Norte do Brasil. Para isso foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa – a partir de um estudo documental no Portal da CAPES-Sucupira; no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; e nos portais dos Programas strictu sensu das Instituições de Ensino Superior Públicas Federais (IESPF) da Região Norte que mantém Programas na área de Artes. Foram analisadas 79 dissertações defendidas entre os anos de 2017-2021 no Programa de Pós-graduação em Artes (UFPA). Com a análise evidenciamos que na Região Norte há poucos Programas, resultando em parcos recursos humanos formados e inúmeras formas de acessar o conhecimento,
invisibilizadas. 

Biografia do Autor

Vilso Junior Chierentin Santi, UFRR

Professor do Curso de Graduação em Comunicação Social-Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação/Mestrado emComunicação da Universidade Federal de Roraima. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Ama[Z]oon.

Referências

ANDERSON, A. S. BUBUIOLOGIA: pensando dibubuísmo como estética e metodologia em uma

prática teatral. 2018. 126 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

ASSUNCAO, H. R. Modalidades circenses e a formação da licenciatura em teatro na escola de

teatro e dança (UFPA). 2020. 106 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

AUMONT, J. Olho interminável: cinema e pintura. Tradução Eloísa Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac

e Naify, 2004.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2006. 223p.

BANDEIRA, M. C. L. A atriz da diáspora: um estudo sobre a poética-política de Zélia Amador de

Deus. 2020. 122 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes,

Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

BARROS, A. C. M. Olhar [Re]egresso: diálogos entre as propostas curriculares e a docência em Artes

Visuais na UFPA. 2020. 174 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

BIÃO, A. J. de C. A presença do corpo em cena nos Estudos da Performance e na Etnocenologia.

Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 1, n. 2, p. 346-359, jul./dez. 2011.

BRASIL. Lei n. 9.394. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Diário Oficial da

União, 1996.

CABRAL, R. R. Teia de pykatôti um estudo da corpografia MẼBÊNGÔKRÉ do rio fresco na

Amazônia brasileira. 2017. 94 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação

em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

CAMORIM, G. A. Travessia etnopoética: memórias das paisagens amazônicas como potência no

processo autoetnográfico de criação/reflexão. 2019. 77 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

CARAVEO, S. C. A nascente de um rio e outros cursos: a guitarrada de mestre Vieira. 2019. 136 p.

Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do

Pará, Belém, 2019.

CASTELO, C. C. S. Memorial corpo(coreo)grafia urbana: uma poética nomadista com os artistas

entreruas. 2017. 60 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes,

Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS (CGEE). Mestres e doutores 2015: estudos da

demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, DF: CGEE, 2015. 348p. Disponível em: https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/Mestres_Doutores_2015_Vs3.pdf. Acesso em:

fev. 2018.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CORRÊA, R. C. D. Girassóis dançam: diário das sementes de um jardim. 2021. 160 p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém,

CORREIA, R. J. C. Campina: um filme em processo... 2021. 64 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

CORTEZ, F. M. G. Memórias documentárias: a produção documental da tv cultura do Pará. 2019.

p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade

Federal do Pará, Belém, 2019.

COSTA, L. J. S. C. Formação inicial e continuada de professores de artes/música na Educação

Básica: um estudo na USE 11 de Icoaraci em Belém/PA. 2019. 110 p. Dissertação (Mestrado em

Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

CRUZ, M. T. Travessias em contato: experiências de improvisação para a instauração de uma

poética imprevisível. 2019. 110 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação

em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

CUNHA, L. A. Universidade temporã: o ensino superior da colônia a Era Vargas. Rio de Janeiro:

Civilização Brasileira, 1986.

DA CRUZ, A. R. Rezando, cantando e dançando: na espetacularidade do estandarte da Irmandade

de Carimbó de São Benedito em Santarém. 2021. 142 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

DA LUZ, S. S. Estratégias de improvisação em dança. 2017. 167 f. Dissertação (Mestrado em Artes)

– Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

DOS SANTOS, C. M. A poética visual nos filmes de Alex Pizano. 2016. TCC (Graduação em Artes

Visuais) – Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, 2016.

DUARTE, A. M. P. Animação audiovisual paraense: formação do campo e narrativas quadro a

quadro. 2018. 154 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes,

Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

DUARTE, J. J. P. Lapidação criadora na joalheria contemporânea da Amazônia: processo criativo

de um designer de joias. 2017. 127 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

ESTEVAM, R. S. Marcadores de quadrilhas juninas em Belém do Pará: uma rasgação de afetos,

trajetos e espetacularidade. 2019. 79 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

FACANHA, T. M. M. Memórias de professores de artes/música: concepções, objetivos e

“estratégias” na educação musical em escolas estaduais de educação básica em Belém – PA. 2017.

p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade

Federal do Pará, Belém, 2017.

FARIAS, A. M. O invisível virado do avesso: um estudo do filme Jogo de Cena, de Eduardo

Coutinho. 2018. 109 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes,

Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

FOLHA, A. R. Cadernos do abismo: memorial de uma poética desenhada entre páginas de

sketchbooks. 2017. 93 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes,

Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

FONSECA, R. K. S. Fluviografias cênicas: memórias e presenças de um corpo em travessias. 2021.

p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade

Federal do Pará, Belém, 2021.

FREIRE, B. T. B. Palavra-corpo: uma cartografia fragmentária, enigmas do livro de artista na

construção dos espetáculos. 2019. 56 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

GARCIA, B. F. C. Máquina-Rota: um jogo cartográfico e suas linhas inventivas. 2017. 136 p.

Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do

Pará, Belém, 2017.

GARCIA, J. M. P. Diante da cidade: uma poética do ao mesmo tempo. 2017. 84 p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém,

GARCIA, M. K. C. Amatória: práticas artísticas de uma feminista que reescreveu uma parte da

memória líquida de seu corpo. 2019. 432 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, R. F. A imanência: uma dança. 2020. 118 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de

Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

HENDERSON, J. E. A música na educação de jovens e adultos – EJA: considerações sobre a

construção do gosto musical. 2017. 122 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

HERNANDEZ, L. E. N. Moda sustentável na Amazônia: princípios, processos criativos e produtos

eco amigáveis. 2018. 89 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

INEP. Censo da Educação Superior. 2019. Disponível em:

https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/

Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

SANTOS JUNIOR, P. C. 1900 – O ranger da liberdade: a memória como indutora de performances.

207 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade

Federal do Pará, Belém, 2020.

KAHWAGE, J. J. D. O Projeto Choro do Pará: prática e transmissão musical. 2018. 104 p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém,

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia y personalidad. México: Editorial Cartago en México, S. A,

LEVY, B. C. Elemento transitório: caminho de volta para o mar. 2019. 88 p. Dissertação (Mestrado

em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

LIMA, A. C. Tem palhaça na rua-rio? Tem sinsinhô! Vivências de Palhaçaria e Educação Popular no

Porto do Sal. 2019. 93 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes,

Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

LISBOA, M. D. M. Dragão de Luz: uma poética sobre a experimentação de iluminação cênica do

espetáculo Santo Anjo do Senhor. 2019. 86 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

MAUES, R. F. Manoel Pastana (1888-1984): biografia de uma coleção. 2019. 167 p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém,

MODESTO, A. N. Memória e Performance: por uma educação sensível em processos de

ensino/aprendizagem. 2020. 102 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação

em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

MONTEIRO, S. R. M. A Personagem-Subjétil: um estudo teórico-poético da (des)construção de

personagens femininas de histórias em quadrinhos máquinas de guerra. 2017. 137 p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém,

MORAES, T. L. O. G. Banda Daniel Nascimento: uma prática musical no contexto sociocultural em

Paragominas-PA. 2020. 103 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

MOROSINI, M. C. A Pós-graduação no Brasil: formação e desafios. Revista Argentina de Ensino

Superior, año 1, n. 1, Noviembre 2009. Disponível em:

http://flacso.redelivre.org.br/files/2012/07/518.pdf. Acesso em: 15 jan. 2021.

MUFARREJ, P. J. S. EU, o horizonte e minha caverna – III movimento estudos práticos/reflexivos em

Arte Contemporânea: por entre os vestígios e as centelhas do espaço/tempo. 2019. 110 p.

Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do

Pará, Belém, 2019.

NASCIMENTO, J. B. EKOAOVERÁ: um estudo sobre a territorialidade nos processos identitários das

Drags Demônias. 2019. 96 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

NASCIMENTO, P. R. S. Casarão do boneco: experiência permanente de um corpo relacional em um

território existencial. 2018. 166 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação

em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

NASCIMENTO, S. S. A casa de Marlene. 2018. 85 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de

Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

NASCIMETNO, T. K. S. Memórias, devaneios, reflexões de uma bailarina outsider em busca do

seu ballet: uma autoetnografia cartografada de vivências baléticas. 2018. 108 p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém,

NEVES, I. R. O Projeto Pará Caribe: uma prática musical no contexto da Fundação Cultural do Pará.

200 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade

Federal do Pará, Belém, 2020.

OLIVARES, A. E. L. Vivências poéticas do corpo: intervenção artística com pessoas em situação de

rua que frequentam o Centro Pop em Belém/PA. 2017. 118 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

OLIVEIRA, R. S. “Este sim, veio para alegrar toda a gente”: visualidades artísticas do Cordão

Última Hora do Carnaval das Águas, Cametá (PA). 2019. 175 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

OSTROWER, F. Criatividade e processos de criação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

PALHETA, B. D. M. Clube Musical 31 de Agosto: perfil de uma banda de música paraense a partir

de seus contextos histórico, sociocultural e educacional. 2017. 143 p. Dissertação (Mestrado em

Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

PARAGUASSU, R. D. S. Corpo Universo: uma poética das constelações compositivas como estudo e

reflexão do corpo na atuação teatral. 2019. 75 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de

Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

PESSOA, K. C. A poética do contar: percursos criativos de atrizes contadoras de histórias. 2020. 83

p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal

do Pará, Belém, 2020.

PINHEIRO, L. B. Entre o fundo e o meio-do-céu: uma Vídeo-Performance e seu memorial. 2019. 90

p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal

do Pará, Belém, 2019.

PINHO, M. M. F. Uma poética no arquivo do artista: o contínuo desdobrar das paisagens da

memória de Geraldo Ramos. 2018. 405 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

QUADROS, D. O. Todos juntos O louvemos: O Canto Congregacional na Assembleia de Deus, em

Viseu-PA. 2019. 90 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes,

Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

RABELO, M. I. A. V. Cravelhas reguladoras: um procedimento psicofísico direcionado à formação

do violinista. 2021. 80 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes,

Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

REY, S. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais.

Revista de Artes Visuais, Porto Alegre, v.7, n. 13, 1996. Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/PortoArte/article/view/27713/16324. Acesso em: 29 jan. 2022.

RIBEIRO, B. G. Alma de papel: proposta conceitual para um curta-metragem de animação stop

motion em devir. 2017. 131 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

RIVERA, B. B. M. Retrocedendo em progresso: dissecando a simbologia pessoal do ator no

processo de criação do espetáculo O tudo anexo. 2017. 55 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

ROCHA, D. A. P. Butoh: o artesão de si mesmo. 2018. 136 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

RODRIGUES, A. G. Entre a docência e o fazer artístico em Artes Visuais: a atuação de professoresartistas na educação básica de Belém e Ananindeua (Pará). 2021. 150 p. Dissertação (Mestrado em

Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

ROSA, E. S. S. Da lamparina aos refletores: memórias e (in)performatividades em Dança de Salão

de uma artista da Amazônia. 2019. 145 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pósgraduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SAGICA, F. L. Uma cena musical neotribal nas noites belenenses: traços multifacetados do

mercado artístico. 2018. 101 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

SALLES, C. A. Redes de criação: construção da obra de arte. Vinhedo: Editora Horizonte, 2006.

SAMPAIO, L. M. C. Uma experiência política na casa-museu: as trajetórias da política cultural

empreendida no espaço cultural casa das onze janelas em Belém-Pará (1998-2018). 2018. 132 p.

Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do

Pará, Belém, 2018.

SANTANA, T. C. S. Travessias e atravessamentos: devir autopoiético de uma produtora cultural,

imbricada no trajeto criador do Grupo de Teatro Palha-Pa. 2018. 168 p. Dissertação (Mestrado em

Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

SANTOS, A. M. G. Escola de teatro e dança da Universidade Federal do Pará: memória e história

do ensino do teatro em Belém do Pará (1962-1970). 2019. 238 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SANTOS, R. C. Noções sobre o malabarismo sistematizado ao treinamento psicofísico do

atuante cênico. 2019. 81 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SEEGER, A. Etnografia da música. Cadernos de campo, São Paulo, n. 17, p. 1-348, 2008.

SILVA, A. C. O. Mulheres em mim: trajetória dançada do corpo metafenômeno. 2017. 97 p.

Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do

Pará, Belém, 2017.

SILVA, A. C. S. Crianças de um planeta chamado Combú. 2018. 109 p. Dissertação (Mestrado em

Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

SILVA, J. A. Farinha poética: a coreocartografia familiar de um rito artístico. 2019. 318 p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém,

SILVA, S. T. Motivação para aprender música: um estudo com alunos do ensino médio. 2017. 212

p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal

do Pará, Belém, 2017.

SMITH, R. A. F. A prática musical do vominê na festa de São Tiago em Mazagão Velho – AP.

113 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade

Federal do Pará, Belém, 2017.

SOBRAL, A. S. O. Escritos sobre a gravura contemporânea em Belém. 2017. 215 p. Dissertação

(Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém,

SOUSA, J. P. Tramas invisíveis: bordado e memória do feminino no processo criativo. 2019. 166 p.

Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do

Pará, Belém, 2019.

SOUZA JUNIOR, E. P. Isso não é um poema!: das luminosidades. 2021. 125 p. Dissertação (Mestrado

em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

SOUZA, E. N. B. Música e Síndrome de Down: uma compreensão sobre a aprendizagem no ensino

de violino em grupo. 2018. 102 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação

em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

TAVARES, R. M. Contradispositivos-mapas de uma rede de espaços artísticos autopoiéticos de

Belém do Pará. 2017. 159 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2017.

TAVERNARD, C. M. O. QUANDÚ: possíveis diálogos entre literatura e o cinema de animação. 2019.

p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade

Federal do Pará, Belém, 2019.

TORRES, E. A. C. Muralismo como ilustração urbana: uma reflexão sobre o ambiente visual

contemporâneo da cidade latino-americana. 2020. 190 p. Dissertação (Mestrado em Artes) –

Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

VALÉRY, P. Primeira aula do curso de poética. In: VALÉRY, P. Variedades. São Paulo: Iluminuras,

p. 178-192.

VASCONCELOS, I. N. Fazendo a pele no Auto do Círio: processos criativos da maquiagem da

Comissão de Frente. 2019. 138 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação

em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

VENTURIERI, L. V. O Schottisch de Clemente Ferreira Júnior. 2018. 161 p. Dissertação (Mestrado

em Artes) – Programa de Pós-graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

VIANA JUNIOR, J. A. Delírio em Rio Mar: paisagem como experiência e partilha, narrativas entre

caminhar e coletar. 2019. 89 p. Dissertação (Mestrado em Artes) – Programa de Pós-graduação em

Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

BAPTAGLIN, L. A.; SANTI, V. J. C. A formação em Arte na Região Norte do Brasil: os desafios da Pós-Graduação Strictu Sensu em nível de Mestrado. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 408–438, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.40532. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/40532. Acesso em: 25 nov. 2024.