Da emoção às lágrimas

notas sobre Georges Didi-Huberman e a viragem política e epistemológica de seu olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.40705

Palavras-chave:

Didi-Huberman, Emoção, Olho da história, Imagens, Lágrimas

Resumo

O artigo abordará a viragem política e epistemológica na obra de Georges Didi-Huberman. Sondando o modo como este autor a partir da publicação original de Imagens apesar de tudo reconfigurou o seu itinerário epistemológico à luz das imagens dos povos e de sua dimensão política e histórica. Partindo de obras das décadas de 1980 e 1990, será mostrado como conceitos chaves tais como “montagem”, “sobrevivência” e “sintoma” foram arrancados da história da arte e reelaborados para a história política dos povos através da série O olho da história. O ensaio também refletirá o modo como Didi-Huberman, nos últimos anos, tem buscado pensar o vínculo entre as formas de vida dos povos e das suas emoções irrompidas através das imagens.

Biografia do Autor

Ricardo Lessa Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado (bolsa CNPq) no PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministra uma disciplina sobre o filósofo e historiador da arte francês, Georges Didi-Huberman.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

FILHO, R. L. Da emoção às lágrimas: notas sobre Georges Didi-Huberman e a viragem política e epistemológica de seu olhar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], v. 12, n. 26, p. 212–239, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.40705. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/40705. Acesso em: 27 jan. 2023.

Edição

Seção

Artigos