Da emoção às lágrimas

notas sobre Georges Didi-Huberman e a viragem política e epistemológica de seu olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.40705

Palavras-chave:

Didi-Huberman, Emoção, Olho da história, Imagens, Lágrimas

Resumo

O artigo abordará a viragem política e epistemológica na obra de Georges Didi-Huberman. Sondando o modo como este autor a partir da publicação original de Imagens apesar de tudo reconfigurou o seu itinerário epistemológico à luz das imagens dos povos e de sua dimensão política e histórica. Partindo de obras das décadas de 1980 e 1990, será mostrado como conceitos chaves tais como “montagem”, “sobrevivência” e “sintoma” foram arrancados da história da arte e reelaborados para a história política dos povos através da série O olho da história. O ensaio também refletirá o modo como Didi-Huberman, nos últimos anos, tem buscado pensar o vínculo entre as formas de vida dos povos e das suas emoções irrompidas através das imagens.

Biografia do Autor

  • Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado (bolsa CNPq) no PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministra uma disciplina sobre o filósofo e historiador da arte francês, Georges Didi-Huberman.

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Publicado

2022-12-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Da emoção às lágrimas: notas sobre Georges Didi-Huberman e a viragem política e epistemológica de seu olhar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 212–239, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.40705. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/40705. Acesso em: 13 maio. 2025.

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