Da emoção às lágrimas
notas sobre Georges Didi-Huberman e a viragem política e epistemológica de seu olhar
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.40705Palavras-chave:
Didi-Huberman, Emoção, Olho da história, Imagens, LágrimasResumo
O artigo abordará a viragem política e epistemológica na obra de Georges Didi-Huberman. Sondando o modo como este autor a partir da publicação original de Imagens apesar de tudo reconfigurou o seu itinerário epistemológico à luz das imagens dos povos e de sua dimensão política e histórica. Partindo de obras das décadas de 1980 e 1990, será mostrado como conceitos chaves tais como “montagem”, “sobrevivência” e “sintoma” foram arrancados da história da arte e reelaborados para a história política dos povos através da série O olho da história. O ensaio também refletirá o modo como Didi-Huberman, nos últimos anos, tem buscado pensar o vínculo entre as formas de vida dos povos e das suas emoções irrompidas através das imagens.
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