Da emoção às lágrimas

notas sobre Georges Didi-Huberman e a viragem política e epistemológica de seu olhar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.40705

Palavras-chave:

Didi-Huberman, Emoção, Olho da história, Imagens, Lágrimas

Resumo

O artigo abordará a viragem política e epistemológica na obra de Georges Didi-Huberman. Sondando o modo como este autor a partir da publicação original de Imagens apesar de tudo reconfigurou o seu itinerário epistemológico à luz das imagens dos povos e de sua dimensão política e histórica. Partindo de obras das décadas de 1980 e 1990, será mostrado como conceitos chaves tais como “montagem”, “sobrevivência” e “sintoma” foram arrancados da história da arte e reelaborados para a história política dos povos através da série O olho da história. O ensaio também refletirá o modo como Didi-Huberman, nos últimos anos, tem buscado pensar o vínculo entre as formas de vida dos povos e das suas emoções irrompidas através das imagens.

Biografia do Autor

Ricardo Fernando Ferreira Lessa Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado (bolsa CNPq) no PPGCOM da Universidade Federal de Minas Gerais, onde ministra uma disciplina sobre o filósofo e historiador da arte francês, Georges Didi-Huberman.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: L&PM, 2018.

BENJAMIN, Walter. Imagens de pensamento. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Œuvres. III. Paris: Gallimard, 2000.

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. Selected writings. v. 1. Cambridge/Londres: Harvard University Press, 1996.

BURCKHARDT, Jacob. Reflections on history. Londres: George Allen & Unwin LTD, 1979.

DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs. v. 1. São Paulo: 34, 1995.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ou o gaio saber inquieto. Belo Horizonte: UFMG, 2018a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A imagem sobrevivente. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. A semelhança informe. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Désirer, désobéir. Ce qui nous soulève, 1. Paris: Minuit, 2019

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. Belo Horizonte: UFMG, 2015b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Éparses. Paris: Minuit, 2020.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Gestes d’air et de pierre. Paris: Minuit, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imagens apesar de tudo. Lisboa: KKYM, 2012a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Imaginer, recommencer. Ce qui nous soulève, 2”. Paris: Minuit, 2021.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Invenção da histeria. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015c.

DIDI-HUBERMAN, Georges. La pintura encarnada. Valência: Pre-textos, 2007a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. L'image ouverte. Paris: Gallimard, 2007b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Passés cités par JLG. Paris: Minuit, 2015d.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Peuples exposés, peuples figurants. Paris: Minuit, 2012b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Pueblos em lágrimas, pueblos em armas. Valência: Shangrila, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 206-219, 2012c. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15454. Acesso em: 15 jul. 2022.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: UFMG,2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Remontagens do tempo sofrido. Belo Horizonte: UFMG, 2018b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sentir le grisou. Paris: Minuit, 2014.

DIDI-HUBERMAN, Georges. (2006). S'inquiéter devant chaque image: Entretien avec P. Zaoui et M. Potte-Bonneville.Vacarme, Paris, 37, p. 4-12. Disponível em:https://doi.org/10.3917/vaca.037.0004. Acesso em: 14 jul. 2022.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vagalumes. Belo Horizonte: UFMG, 2011.

EISENSTEIN, Sergei. Au-delà des étoiles. Tomo I. Paris: U. G. Éditions, 1974.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. São Paulo: Edusp, 2009.

FREUD, Sigmund. Recomendações aos médicos que exercem a psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 1980. Obras completas, ESB, v. XII.LACAN, Jacques. The Four Fundamental Concepts of Psycho-Analysis. Londres: The H.Press, 1977.

LACAN, Jacques.As formações do inconsciente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.

LAPOUJADE, David. Deleuze, os movimentos aberrantes. São Paulo: N-1, 2015.

RANCIÈRE, Jacques. Images re-read: the method of Georges Didi-Huberman. Angelaki, London, v. 23, n. 4, p. 11-18, 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0969725X.2018.1497265. Acesso em: 9 jul. 2022.

ROMERO, Pedro G.; DIDI-HUBERMAN, Georges. Un conocimiento por el montaje. Minerva, Madrid, n. 5, p. 17-22, 2007. Disponível em: https://cbamadrid.es/revistaminerva/articulo.php?id=141. Acesso em: 10 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-12-19

Como Citar

LESSA FILHO, R. F. F. Da emoção às lágrimas: notas sobre Georges Didi-Huberman e a viragem política e epistemológica de seu olhar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 212–239, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.40705. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/40705. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos