Começar também é um gesto
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.41130Palavras-chave:
gesto, Vilém Flusser, Fred Forest, vídeoResumo
O artigo averigua o lugar da gestualidade no pensamento de Vilém Flusser a partir da experiência de trabalho remoto vivenciada durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, associa o vídeo realizado pelo artista Fred Forest e por Vilém Flusser em 1974com o livro Gestos, analisando as várias versões publicadas em diferentes línguas, com foco na singularidade da versão brasileira. O texto não é conclusivo, mas uma análise crítica em processo das questões atuais suscitadas pela teoria.
Referências
BEC, Louis. Les gestes prolongés. In: FLUSSER, Vilém. Les Gestes. Cergy: D'ARTS éditeur(Ecole Nationale Supérieure d'Arts Cergy et Art 95), 1999.
BERNARDO, Gustavo. Os gestos de Vilém. In: FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.
COSTA, Rachel. Ontologia e desenraizamento: considerações acerca da filosofia da linguagem de Vilém Flusser. In: BRAYNER, André (org.). Filosofia do Desenraizamento. Porto Alegre: Clarinete, 2015. v. 1, p. 137-156.
DE OLIVEIRA, R. C. Phenomenology as an Exercise of “Bodenlosigkeit”.In: GIUBILATO, Giovanni Jan (ed.). Lebendigkeit der Phänomenologie. Vitality of Phenomenology.Nordhausen: Verlag Traugott Bautz GmbH, 2018. v. 1, p. 235-245.
FLUSSER, Vilém. Les Gestes. Cergy: D'ARTS éditeur (Ecole Nationale Supérieure d'Arts Cergy et Art 95), 1999.
FLUSSER, Vilém. Les Gestes. Paris: Al Dante; Bruxelles: Aka, 2014a. (Colection Cahiers duMidi).
FLUSSER, Vilém. Fred Forest ou a destruição dos pontos de vista estabelecidos. ARS, São Paulo, v. 7, n. 13, p. 172-179,jun.2009.
FLUSSER, Vilém. Gesten: Versuch einer Phanomenologie. Dusseldorf: Bollmann, 1991.
FLUSSER, Vilém. Gestos. São Paulo: Anablume, 2014b.
FLUSSER, Vilém. Gestures. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2014c.
FLUSSER, Vilém; COSTA, Murilo Jardelino da; BERNARDO, Gustavo. A escrita: há futuro para a escrita? São Paulo: Annablume, 2010.
OLIVEIRA, R. C. Ficção como fruto da falta de fundamento: a fenomenologia especulativa de Vilém Flusser. Viso: Cadernos de Estética Aplicada, Rio de Janeiro, v. 13, n. 23, p. 177-188, jul./dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rachel Cecília de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.