Um país e uma cidade

imigrantes brasileiros no cinema japonês do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41167

Palavras-chave:

Cinema japonês, espaço cinematográfico, imigração, montagem

Resumo

Os filmes The City of Lost Souls (2000) de Takashi Miike e Peixinho mágico (2012) de Shōhei Shiozaki têm em comum o tema da vida dos brasileiros no Japão. Ambos foram realizados por diretores japoneses em momentos distintos do contexto da imigração brasileira que ocorre no país desde 1990. Mas apesar de compartilharem um mesmo tema, os filmes apresentam visões estéticas diferentes, que levam a entendimentos contraditórios sobre a convivência entre japoneses e brasileiros no Japão. Este artigo discute como o uso de planos gerais e a continuidade espacial nesses dois filmes expressam essas visões. Os planos gerais são um ponto de partida para a identificar a localização das cenas e ações nos filmes. O objetivo é demonstrar como a construção do espaço diegético e da continuidade espacial proporcionada pela montagem passa a ser constituinte do tipo de relação representada entre estrangeiros e nativos nos filmes. A análise é realizada com base nos espaços representados, suas características históricas e culturais e algumas das implicações políticas dessas representações.

Biografia do Autor

Alexandre Nakahara, USP


Alexandre Nakahara é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da USP. Sua dissertação de mestrado defendida em 2019 abordou três filmes que tratam da temática dos brasileiros no Japão.

Cecília Mello, Universidade de São Paulo

Cecília Mello é Professora Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. É autora de diversos artigos publicados e organizou quatro livros no Brasil e no exterior.  Seu livro The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film foi publicado pela Bloomsbury em 2019 (Londres, Reino Unido - Honourable Mention - Best Monograph 2020 - British Association of Film, Television and Screen Studies).

Referências

ALDOUS, Christopher. 'Mob rule' or popular activism? The Koza riot of December 1970 and the Okinawan search for citizenship. In: HOOK, Glenn D.; SIDDLE, Richard (Ed.). Japan and Okinawa: Structure and subjectivity. Londres, Nova York: Routledgecurzon, 2003. p. 148-166.

AMANCIO, Tunico. O Brasil dos gringos: Imagens no Cinema. Niterói: Intertexto, 2000.

BORDWELL, David. The way Hollywood tells it: story and style in modern movies. Berkeley e Los Angeles: University Of California Press, 2006.

BORDWELL, David; THOMPSON, Kristin; SMITH, Jeff. Film art: an introduction. Nova York: Mcgraw-hill Education, 2017.

BRUNO, Giuliana. Atlas of Emotion: journeys in art, architecture and film. Nova York: Verso, 2018.

CORDARO, Madalena Hashimoto. Mitate: A retórica japonesa da repetição renovada. Ars (são Paulo), São Paulo, v. 11, n. 21, p.44-60, 2013.

DOANE, Mary Ann. The Close-Up: scale and detail in the cinema. Differences, [S.L.], v. 14, n. 3, p. 89-111, 1 jan. 2003. Duke University Press. http://dx.doi.org/10.1215/10407391-14-3-89.

GEROW, Aaron. The homelessness of style and the problems of studying Miike Takashi. Revue Canadienne d'études cinématographiques / Canadian journal of film studies, Ottawa, v. 18, n. 1, p.24-43, 22 set. 2009.

HALL, John Whitney. Japan: From Prehistory to Modern Times. Tóquio: Tuttle Publishing, 1971.

ISHI, Angelo. Reflexões sobre os 20 anos do Movimento "Dekassegui": A Perspectiva de um Brasileiro Radicado no Japão. In: Fundação Alexandre de Gusmão (Ed.). 20 anos dos brasileiros no Japão. Brasília: Funag, 2010. p. 11-20.

JAMESON, Fredric. Postmodernism or, the cultural logic of capitalism. 2. ed. Londres, Nova York: Verso, 1991.

KAWAMURA, Lili Katsuco. Para onde vão os brasileiros?: Imigrantes brasileiros no Japão. Campinas: Editora da Unicamp, 1999.

KISHIMOTO, Alexandre; HIKIJI, Rose Satiko Gitirana. Nikkeis no Brasil, dekasseguis no Japão: identidade e memória em filmes sobre migrações. Revista Usp, [s.l.], n. 79, p.144-164, 1 set. 2008. Universidade de Sao Paulo Sistema Integrado de Bibliotecas - SIBiUSP. p. 144-164.

KO, Mika. Japanese cinema and otherness: nationalism, multiculturalism and the problem of Japaneseness. Abingdon: Routledge, 2010.

LESSER, Jeffrey et al. Searching for home abroad: Japanese Brazilians and transnationalism. Durham, Londres: Duke University Press, 2003.

MELLO, Cecília. The Cinema of Jia Zhangke: realism and memory in chinese film. Londres e Nova York: Bloomsbury Academic, 2019.

PUDOVKIN, V. I.. Film technique and film acting. Nova York: Grove Press, 1958. Traduzido e editado por Ivor Montagu.

WILLIAMS, Tony. Takashi Miike's cinema of outrage. Cineaction, Toronto, v. 1, n. 64, p. 54-62, mar. 2004.

YAMAZAKI, Takashi. The historical representations of place in the military base town of Koza: the 'reassessment' of u.s. military presence as a developmental resource. Journal of urban culture research: The Art of Development: Exploring the Role of Culture and the Arts in Sustainable Com- munity Development & Social Transformation, Banguecoque, v. 1, n. 1, p. 190-199, jan. 2010. Disponível em: http://www.cujucr.com/downloads/JUCR%20Vol1%202010-F.pdf. Acesso em: 7 dez. 2020.

YAMATOKINGYOEN. About Koriyama Goldfish Museum. Disponível em: <https://www.kingyoen.com/en/about.html>. Acesso em: 07 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2023-04-06

Como Citar

NAKAHARA, A.; MELLO, C. Um país e uma cidade: imigrantes brasileiros no cinema japonês do século XXI. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 344–367, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41167. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41167. Acesso em: 17 jul. 2024.