Um país e uma cidade

imigrantes brasileiros no cinema japonês do século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41167

Palavras-chave:

Cinema japonês, espaço cinematográfico, imigração, montagem

Resumo

Os filmes The City of Lost Souls (2000), de Takashi Miike, e Peixinho mágico (2012), de Shōhei Shiozaki, têm em comum o tema da vida dos brasileiros no Japão. Ambos foram realizados por diretores japoneses em momentos distintos das ondas imigratórias brasileiras que vêm ocorrendo desde 1990. Mas, apesar de compartilharem um mesmo tema, os filmes apresentam visões estéticas diferentes, que levam a entendimentos contraditórios sobre a convivência entre japoneses e brasileiros no Japão. Este artigo discute como o uso de planos gerais e a continuidade espacial nesses dois filmes expressam diferentes pontos de vista sobre
o tema da imigração brasileira no país. Os planos gerais são um ponto de partida para identificar a localização das cenas e ações nos filmes. O objetivo é demonstrar como a construção do espaço diegético e da continuidade espacial proporcionada pela montagem passa a ser constituinte do tipo de relação articulada entre
estrangeiros e nativos nos filmes. A análise é realizada com base nos espaços representados, suas características históricas e culturais e algumas das implicações políticas dessas representações.

Biografia do Autor

  • Alexandre Nakahara, USP


    Alexandre Nakahara é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da USP. Sua dissertação de mestrado defendida em 2019 abordou três filmes que tratam da temática dos brasileiros no Japão.

  • Cecília Mello, Universidade de São Paulo

    Cecília Mello é Professora Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. É autora de diversos artigos publicados e organizou quatro livros no Brasil e no exterior.  Seu livro The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film foi publicado pela Bloomsbury em 2019 (Londres, Reino Unido - Honourable Mention - Best Monograph 2020 - British Association of Film, Television and Screen Studies).

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Publicado

2023-04-06

Como Citar

Um país e uma cidade: imigrantes brasileiros no cinema japonês do século XXI. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 343–370, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41167. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41167. Acesso em: 19 dez. 2024.

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