O professor-viado em sala de aula
cartas sobre o ofício de professor(a) de teatro na escola
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41706Palavras-chave:
Pedagogia das Artes Cênicas, Teatro na Educação, Escola, Diálogo epistolar, Professor LGBTQIA +Resumo
Este texto ensaístico apresenta parte de uma pesquisa realizada acerca do tema do ofício do professor de teatro, focalizando o professor-viado em sala de aula. Trata-se de um recorte do trabalho de conclusão de curso do autor, orientado pela autora, materializando- se em um diálogo epistolar e pedagógico entre dois professores de teatro, um recém- formado e outro professor universitário, considerado inspirador no caminho de formação do autor. O formato epistolar, alinhado ao método cartográfico (MATTAR, 2017), ajudou a abrir espaço para pensar sobre o impacto da figura de um professor LGBTQIA+ à frente de processos artístico-pedagógicos em teatro na escola desescolarizada contemporânea (MASSCHELEIN; SIMONS, 2021). Em diálogo com autores(as) como Freire (2019), Larrosa (2017, 2019), Louro (2003), Masschelein e Simons (2021), é refletido sobre essas temáticas e finaliza-se colocando outras questões urgentes a serem confrontadas, ampliando a discussão.
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