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Improvisação e encarnação no Les Copiaus de Jacques Copeau

o jogo infantil, o ator e o transe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.42741

Palavras-chave:

Jacques Copeau, Les Copiaus, Jogo infantil, Encarnação, Improvisação

Resumo

O artigo identifica as origens das noções de improvisação e de encarnação tais como elasforam propostas por Jacques Copeau ao grupo Les Copiaus. Evidenciam-se as críticas deCopeau aos modos de se fazer e de se aprender teatro na França do início do século XX,as observações do diretor-pedagogo sobre os jogos infantis de seus filhos e as ligaçõesentre algumas dinâmicas destes e aquelas contidas nas práticas do Les Copiaus, dando-seespecial atenção à ideia de transe. Conclui-se que o jogo infantil lançou as bases para umaimprovisação imersiva nos Copiaus,bem como contribuiu para o entendimento de que umpersonagem dramático pode prescindir de um texto teatral dado a priori, fundamento queinfluencia práticas teatrais até os dias de hoje.

Biografia do Autor

Rodrigo Cardoso Scalari, Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle

Rodrigo Cardoso Scalari é ator, pesquisador e professor de teatro. Doutor em Estudos Teatrais pela Université Sorbonne Nouvelle - Paris III (FR), com suporte da Bolsa de Doutorado Pleno no Exterior da CAPES. Mestre em Teatro pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/Brasil), com suporte da Bolsa de Mestrado FAPESP. Graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/Brasil). Na École Philippe Gaulier (FR), estudou estilos de atuação: Le Jeu, Máscara Neutra, Tragédia Grega, Máscaras Larvárias, Commedia dell’Arte, Personagens, Melodrama, Shakespeare/Tchekhov, Bufão e Clown. Interessa-se em especial por discussões em torno da formação, do treinamento e da direção do ator.

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Publicado

2023-12-18 — Atualizado em 2024-03-27

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Como Citar

SCALARI, R. C. Improvisação e encarnação no Les Copiaus de Jacques Copeau: o jogo infantil, o ator e o transe. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 29, p. 216–235, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.42741. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/42741. Acesso em: 13 nov. 2024.

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Artigos - Seção aberta