O traço como reinscrição política no filme Apiyemiyekî?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45323

Palavras-chave:

Desenho, Traço, Identidade narrativa, Reinscrição política

Resumo

Neste texto buscamos analisar como o filme Apiyemiyekî? explora o desenho enquanto testemunho imagético do povo Waimiri-Atroari, dizimado durante a ditadura civil-militar no Brasil. O filme, ao colocar o gráfico em protagonismo, alcança uma discussão na qual a impossibilidade de narrar o trauma e a dor se entrelaça ao aspecto disruptivo e não visível do traço. Os desenhos, além de revelarem uma outra perspectiva dos fatos, expõem as ausências que acercam a identidade narrativa da comunidade retratada, reconfigurando a experiência histórica do espectador. Entendemos essa construção fílmica como uma reinscrição política capaz de elaborar o passado a partir daquilo que falta e que dele resta enquanto traço. Para a análise, faremos uma aproximação com a ideia de um “pensamento do desenho” levando em conta o ponto cego e do autorretrato, pelos quais é possível expor a resistência do traço e o não visível da imagem.

Biografia do Autor

Giulianna Ronna, PUCRS

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), bolsista CNPq. Mestre pelo mesmo programa com incentivo de Bolsa CAPES. Participa dos Grupos de Pesquisa Kinepoliticom (Comunicação, Estética e Política) e Encruzilhada (Cinema, audiovisual, tecnologias e processos formativos) vinculados ao CNPq.

Cristiane Freitas Gutfreind

Doutora em Sociologia pela Universidade René Descartes - Paris 5 (Sorbonne). Professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista produtividade do CNPq. Foi professora visitante na Université UPVM3 (2007 e 2023). Líder dos grupos de pesquisa Cinema e Audiovisual: comunicação, estética e política (Kinepoliticom) e Cinema, Audiovisual, Tecnologias e Processos Formativos (Encruzilhada). 

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

RONNA, G.; GUTFREIND , C. F. O traço como reinscrição política no filme Apiyemiyekî?. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 29, p. 194–215, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.45323. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/45323. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

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Artigos - Seção aberta