Zimbo Trio no cinema
gêneros musicais e análise audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45511Palavras-chave:
Zimbo Trio, Canção, Cinema Brasileiro ModernoResumo
Este artigo mapeia as colaborações do Zimbo Trio com as construções musicais de quatro longas-metragens dos anos 1960 – Noite vazia (1964), A margem (1967), O quarto (1968) e As armas (1969) – examinando as figuras audiovisuais e os significados sociais recorrentes. Para tanto, realiza uma abordagem em dois passos, mesclando a delimitação das características sonoras e dos gêneros musicais (samba-jazz e bossa nova) em discos e shows, sucedida pela análise audiovisual (CHION, 2011), das figuras e funções narrativas
nos filmes. Sob o viés de tais análises, busca-se problematizar a situação dessas obras em
relação às tensões entre engajamento político e adesão à indústria cultural (NAPOLITANO, 2010), ou entre nacionalismo e universalismo (RAMOS, 1983), em termos de pensamento cinematográfico.
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